O Vôlei Taubaté Funvic conquistou, nesta sexta-feira (16), o bicampeonato da Superliga masculina de Vôlei, ao vencer o Minas Tênis Clube, por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/22 e 25/17, em 1h26 de jogo disputado no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema, no Rio de Janeiro. Em uma decisão melhor de três, o time paulista havia vencido também o primeiro duelo na quinta-feira por 3 sets a 2.
Campeã na temporada de 2018-19, a equipe que tem cinco jogadores campeões olímpicos nos Jogos Rio 2016 soma o segundo título consecutivo da competição, pois a edição anterior do campeonato foi cancelada por conta da pandemia de coronavírus.
Eleito o melhor jogador da decisão (Troféu VivaVôlei), o levantador Bruninho festejou muito o título em seu primeiro ano na equipe de Taubaté.
— Sinceramente, não mudamos absolutamente nada. Treinamos, tudo como temos feito o ano inteiro. Time que trabalha muito e colhe os frutos. As pessoas podem dizer que são medalhões, mas nosso negocio é o trabalho. Trabalhamos muito, nos sacrificamos e deu tudo certo — disse o capitão da seleção brasileira ao comentar a diferença entre os dois jogos.
O primeiro set foi bastante disputado e o placar ficou apertado até 18 a 17 para Taubaté. A partir daí, o saque foi o diferencial do time paulista para fechar em 25 a 20. No segundo, o Minas cometeu vários erros, que foram aproveitados pelo time dirigido pelo argentino Javier Weber, que chegou a ter no placar 20 a 15. A vitória por 25 a 22 veio após uma pequena reação dos mineiros.
Com Gabriel Cândido e Douglas Souza em ótima forma, o Taubaté entrou para a terceira parcial para decidir o campeonato e ratificar a sua condição de favorito. O técnico Nery Tambeiro fez de tudo para buscar uma reação do Minas, mas no fim a vitória merecida ficou com Taubaté por 25 a 17.
O ponteiro Douglas Souza, com 15 acertos, foi o maior pontuador da partida e de Taubaté. Além dele, o central Maurício Borges marcou 12 vezes. No Minas, o destaque ficou com o ponta Henrique Honorato, autor de 10 pontos.
Após a partida a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) premiou os melhores da competição e a seleção da Superliga teve três jogadores do Taubaté, três do Minas e um do Vôlei UM Itapetininga, grande surpresa do torneio ao chegar às semifinais.
O ponteiro Maurício Borges foi eleito o melhor jogador da Superliga, além de fazer parte do time ideal.
— Eu só tenho a agradecer a todos os companheiros, à minha família que está sempre junto comigo, ao Weber e a comissão técnica inteira que sempre acreditou desde o primeiro momento da negociação da minha vinda para Taubaté. Graças a Deus deu tudo certo e conseguimos chegar a todas as finais de todos os campeonatos. Acho que nós conseguimos chegar em um patamar muito alto de voleibol. Foi muito bom para minha carreira. Agora é comemorar um pouco e daqui a pouco a gente já volta à ativa de novo — disse o medalhista de ouro nos Jogos Rio 2016.
Confira a seleção da Superliga masculina 2020-21:
Levantador: William Arjona (Minas Tênis Clube)
Ponteiro: Maurício Borges (Taubaté)
Ponteiro: Adriano Xavier (Itapetininga)
Central: Maurício Souza (Taubaté)
Central: Lucão (Taubaté)
Oposto: Yadrián Escobar (Minas Tênis Clube)
Líbero: Maique (Minas Tênis Clube)
Melhor jogador da temporada (MVP): Maurício Borges
Craque da Galera: Raphael (Taubaté)
Técnico: Javier Weber (Taubaté)
Árbitro: Anderson Caçador (MG)