Real Madrid e Barcelona disputaram neste sábado (10), o 'El Clasico' no Estádio Alfredo di Stéfano, na capital espanhola, Madrid. O confronto terminou com vitória merengue por 2 a 0, e os autores dos gols foram Karim Benzema e Toni Kroos.
No começo da partida, o Real criou jogadas de ataque, sendo efetivo aos 13 minutos. O uruguaio Federico Valverde foi muito bem na criação da jogada, e encontrou Lucas Vázquez na direita. O camisa 17 cruzou para Benzema, que fez um belo gol de letra.
O primeiro tempo não estava sendo bom para o Barcelona, que enfrentava dificuldades para atacar. Com os alas jogando em zonas altas do campo, o Madrid encontrava espaço para atacar na defesa do Barça. Dessa forma, Vinícius Junior foi driblar Mingueza e sofreu uma falta. Na cobrança, Toni Kroos contou com dois desvios para marcar o segundo da equipe merengue.
Ainda que o time de Zidane estivesse superior na partida, a equipe de Ronald Koeman passou a criar mais chances na segunda etapa. Aos 15 minutos, Antoine Griezmann foi essencial na jogada em que Jordi Alba achou a assistência para Mingueza descontar em um chute de canela.
Já no final da partida, aos 40 minutos, uma polêmica tomou conta do jogo. Em jogada de ataque do Barcelona, o atacante norueguês Braithwaite teve o braço segurado por Ferland Mendy, e os jogadores do clube catalão pressionaram o árbitro Gil Mazano, que nada marcou. Pouco depois, Casemiro foi expulso em outra jogada após receber o segundo amarelo.
Com a vitória, o Madrid chegou assumiu a liderança do Campeonato Espanhol com os mesmos 66 pontos do rival Atlético de Madrid, que jogará contra o Betis no domingo. O Barcelona é o terceiro com 65 e o Sevilla está em quarto com 58 pontos.
Real Madrid enfrenta, na próxima quarta-feira (14), o Liverpool, às 16h (de Brasília) pela volta das quartas de final da Liga dos Campeões. O Barcelona, por sua vez, entra em campo contra o Athletic Bilbao no próximo sábado (17), às 16h30 (de Brasília), pela final da Copa do Rei.