O polonês Hubert Hurkacz conquistou netse domingo (4) seu primeiro título em um torneio Masters 1.000, ao derrotar o italiano Jannik Sinner, por 2 a 0, parciais de 7/6 (4) e 6/4, na final do Aberto de Miami.
Número 37 do ranking mundial, Hurkacaz agora acumula três títulos na carreira. Antes, ele havia vencido dois ATP 250, em Winston-Salem em 2019 e Delray Beach, em janeiro deste ano. As duas competições também foram disputadas em quadras duras nos Estados Unidos. Ele ainda se tornou o primeiro tenista polonês a erguer um troféu de Masters 1.000.
O torneio em Miami não contou com a participação de nenhum dos três principais jogadores do circuito, o suíço Roger Federer, o espanhol Rafael Nadal e o sérvio Novak Djokovic - algo que não acontecia há 17 anos.
Sinner, por sua vez, foi o segundo finalista mais jovem em 36 anos de história do Aberto de Miami, depois de Nadal, que foi vice-campeão em 2005 aos 18 anos. O italiano vem queimando estágios no ritmo dos maiores e este ano em Melbourne se tornou o tenista mais jovem desde Djokovic a ganhar seus dois primeiros títulos da ATP.
Neste domingo, porém, seus nervos o traíram contra Hurkacz e seu serviço implacável, um dos mais temidos do circuito. O canhão polonês quebrou o saque do italiano no segundo game e com trocas rápidas abriu 3 a 0 no primeiro set com apenas 11 minutos de jogo.
Sinner se recompôs vencendo três games seguidos e teve sua melhor chance da partida, ao ficar em vantagem de 6-5 e sacando para fechar o set. Com uma dupla falta e vários voleios desviados, o jogador de 19 anos e 31º colocado no ranking, permitiu que a parcial fosse decidida em um tie-break no qual ele novamente cometeu mais erros forçados do que seu oponente.
Hurkacz, com o vento a seu favor, acelerou no segundo set abrindo uma vantagem de 4-0, com quebras de saque no primeiro e terceiro games. Sinner, cometia vários erros e parecia nocauteado, mas esboçou uma última reação ao obter uma quebra e diminuir para 4-3.
Com a pressão do seu lado, o polonês viu seu saque salvá-lo novamente, vencendo os dois games de que precisava com seu poderoso saque e voleio.
Pela conquista, Hubert Hurkacz irá ganhar muitas posições no ranking e sairá do 37º posto para o 16º, o terceiro melhor de um polonês na história, atrás de Wojtek Fibak (10º) e Jerzy Janowicz (14º).
Mesmo com a derrota, Jannik Sinner também irá avançar diversas colocações na classificação mundial e passará a ser o número 21 do mundo nesta segunda-feira.
* AFP