A brasileira Bia Haddad Maia conquistou neste domingo (4) o título do ITF de Villa Maria, na Argentina, competição com premiação de US$ 25 mil. Na decisão, a jogadora de 24 anos derrotou a britânica Francesa Jones por 2 sets a 1, parciais de 5/7, 6/4 e 6/2, em 3h13min de partida.
Ex-número 58 do mundo, a paulista busca obteve o 13º título da carreira, o terceiro deste porte. Sua maior conquista aconteceu em Cagnes-sur-Mer, na França, quando venceu um torneio de 100 mil dólares de premiação. Na WTA, a canhota tem um vice em Seul em setembro de 2017, quando atingiu seu melhor ranking.
Na final deste domingo, Bia encontrou dificuldades com o jogo agressivo de Jones e acabou sendo dominada na primeira parcial, quando a segunda cabeça de chave chegou a ter 4-1 e saque em 5-3 e acabou fechando com uma quebra no 12º game.
O segundo set foi bastante equilibrado e as duas jogadoras mantiveram o saque até o nono game, quando a brasileira conseguiu a quebra que seria definitiva para igualar a partida e forçar a terceira parcial.
A partida ficou tensa no set decisivo e quando o marcador apontava 2-2, depois de Bia chegar a liderar por 2-0, aconteceu uma discussão entre as tenistas após um ponto, em que cada uma das atletas reclamou da postura da adversária.
Quando o jogo foi retomado, a paulista conseguiu manter os nervos no lugar conseguiu quebrar o saque da britânica em duas oportunidades, no quinto e sétimo games, para logo depois sacar e fecha a partida em 6-2 e garantir 50 pontos no ranking mundial.
O clima tenso seguiu após o encerramento da partida, tanto que a brasileira subiu à rede para o tradicional cumprimento entre as jogadoras e foi ignorada por Francesca Jones, que visivelmente irritada deixou a quadra.
— Foi um jogo muito duro e o gostaria muito de dedicar o título a todas as pessoas do Brasil, onde estão morrendo quase 4 mil pessoas por dia (d covid-19). Houve gente da minha família que morreu esta semana ... e às vezes tiramos força e trabalhamos duro. Sabemos que uma partida de tênis pode não ser tão dura e perder ou ganhar ao final do dia é uma oportunidade para o próximo dia e só estar aqui é muito gratificante. Então dedico a todos os brasileiros — falou Bia Haddad Maia durante a premiação, emocionada e às lágrimas.
Com a vitória, Bia deve retornar ao grupo das 300 principais jogadoras do mundo —atualmente é a 342ª colocada.