O italiano Jannik Sinner, 31º do ranking da ATP, eliminou o espanhol Roberto Bautista Agut, 12º, nesta sexta-feira (2) na primeira semifinal do Masters 1.000 de Miami, nos Estados Unidos. O tenista de apenas de 19 anos derrotou o rival 13 anos mais velho, por 2 sets a 1, parciais de 5/7, 6/4 e 6/4 em 2h28min de partida.
Esta será a primeira final de Masters 1.000 da carreira do jogador que tem dois títulos de ATP 250 no currículo. Seu adversário será o vencedor do confronto entre o russo Andrey Rublev (8º) e o polonês Hubert Hurkacz (37º).
Sinner também se tornou o quarto jogador com menos de 20 anos a chegar à final de Miami em 36 anos de história neste torneio de quadra dura. Antes dele, o primeiro finalista italiano do torneio, só haviam conseguido a façanha o norte-americano Andre Agassi, campeão de 1990; o espanhol Rafael Nadal, vice-campeão em 2005, e o sérvio Novak Djokovic, vencedor em 2007.
O italiano, que chegou às quartas-de-final de Roland Garros no ano passado, tentará faturar o terceiro título de sua curta carreira no domingo, depois dos conquistados em 2020 em Sofia e em fevereiro passado em Melbourne, antes do Aberto da Austrália.
Bautista, que havia eliminado o grande favorito, o russo Daniil Medvedev, nas quartas de final, ficou perto de sua segunda final de um Masters 1000 depois da disputada em 2016 em Xangai, na qual perdeu para o britânico Andy Murray.
— Ele é um dos jogadores mais fortes do circuito. Depois do primeiro set, tentei apenas proteger meu saque, voltar mais fundo e manter meu jogo simples. Estou muito feliz — disse Sinner.
Vencedor de nove torneios ATP, Bautista não conseguiu se juntar aos compatriotas Rafael Nada, Sergi Bruguera, Carlos Moyá e David Ferrer como finalistas de Miami.
O Miami Open, que pela primeira vez em 17 anos não teve nenhum dos três gigantes do tênis masculino (Federer, Nadal e Djokovic), terá um novo campeão na categoria Masters 1000 no domingo.
* AFP