Envolvido em polêmica no último final de semana após reclamar das poucas oportunidades com Cuca, Hulk deu a resposta dentro de campo na noite desta terça-feira (27), ao marcar os dois gols da vitória do Atlético-MG sobre o América do Cali, por 2 a 1, no Mineirão, pela segunda rodada da Libertadores.
A primeira vitória coloca o Atlético-MG na liderança do Grupo H, com quatro pontos, podendo perder a posição para Cerro Porteño ou La Guaira, que se enfrentam nesta quarta-feira. Zerado, o time colombiano está na lanterna.
Pressionado por conta das últimas atuações, o Atlético-MG foi soberano no primeiro tempo. Faltou, porém, o mais importante: o gol. Foram inúmeras chances criadas, principalmente pelo lado esquerdo, com a dobradinha entre Guilherme Arana e Keno.
As duas melhores oportunidades do Atlético-MG no primeiro tempo foram originadas de cruzamentos para a área. Aos 23, Savarino cobrou falta, Guilherme Arana deu um leve desvio e a bola acertou a trave. Já nos minutos finais, Arana cruzou, Graterol espalmou mal e só não marcou gol contra porque a bola bateu no travessão.
Na etapa final, as substituições realizadas por Cuquinha, irmão e auxiliar de Cuca, que cumpria o jogo de suspensão pela expulsão na final da Libertadores 2020, surtiram efeito e o Atlético-MG abriu o placar aos 13 minutos. Hulk, que entrou no lugar de Vargas, foi derrubado por Graterol dentro da área e o árbitro assinalou pênalti, convertido pelo próprio atacante.
Quatro minutos depois, Savarino recebeu de Keno e tirou a marcação com um toque de calcanhar para Hulk, que só teve o trabalho de deslocar o goleiro e ampliar. Graterol ainda evitou o terceiro em outras oportunidades. E, como nada é fácil para o Atlético-MG, o América de Cali diminuiu aos 31 com Luis Sánchez após saída errada de Tchê Tchê.
Os minutos finais foram de sufoco no Mineirão. Aos 41, Duván Vergara aproveitou espaço dado por Mariano e chutou forte. A bola passou raspando a trave. Na sequência, o camisa 11 do América mandou nas mãos de Everson. Apesar da pressão colombiana e da expulsão de Nathan nos acréscimos, o Atlético-MG conseguiu segurar a vitória.
Na próxima terça-feira, o Atlético-MG enfrenta o Cerro Porteño, às 19h15, no Mineirão, em Belo Horizonte. Na quinta, o América de Cali busca os primeiros pontos contra o La Guaira, no Olímpico, em Caracas-VEN. Os jogos são válidos pela terceira rodada.
Ficha técnica:
Atlético-MG 2 X 1 América de Cali
Atlético-MG: Everson; Mariano, Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana; Zaracho (Nathan), Tchê Tchê e Nacho Fernández (Marrony); Savarino (Dodô), Vargas (Hulk) e Keno (Alan Franco). Técnico: Cuca.
América de Cali: Graterol; Arrieta, Kevin Andrade, Ortiz e Héctor Quiñónes; Luis Paz, Rafael Carrascal (Luis Sánchez) e Yesus Cabrera (Rodrigo Ureña); Murillo (Santiago Moreno), Aldair Rodríguez (Cambindo) e Duván Vergara. Técnico: Juan Cruz Real.
Gols: Hulk, aos 13 e aos 17, e Luis Sánchez aos 31 minutos do segundo tempo
Árbitro: Daniel Fedorczuk (URU)
Cartões amarelos: Junior Alonso, Alan Franco e Hulk (Atlético-MG); Rafael Carrascal, Arrieta e Kevin Andrade (América de Cali)
Expulsão: Nathan 49 do segundo tempo
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG).