A natação do Brasil garantiu mais seis vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio nesta terça-feira (20). O destaque do dia na Seletiva Olímpica Brasileira de Natação, realizada no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, foram os nadadores dos 200 metros livre. Fernando Scheffer e Breno Correia obtiveram os índices na prova individual e asseguraram o time brasileiro no revezamento 4 x 200m livre.
O gaúcho Scheffer, que defende o Minas Tênis Clube, venceu a prova com o tempo de 1min46s28, sendo seguido por Breno Correia, do Pinheiros-SP, com 1min46s72. Os dois nadadores e Murilo Sartori, da equipe de Americana-SP, terceiro colocado da prova com 1min47s33, vão fazer suas estreias em Jogos Olímpicos. O quarteto do revezamento será completado por Luiz Altamir Melo, do Clube Ideal-CE, quarto colocado na prova individual com 1min48s02.
Os quatro confirmaram a equipe brasileira do revezamento, uma vez que vinham dominando a prova nos últimos anos.
— A prova era muito forte e essa concorrência só nos fortalece ainda mais. Cada um tem uma característica individual e acho que a gente se completa. Vamos trabalhar bastante nos próximos meses para conseguir representar bem o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio", — projetou Scheffer, que começou a carreira no Grêmio Náutico União.
Na prova dos 100 metros costas, Guilherme Basseto e Guilherme Guido, ambos do Pinheiros, nadaram abaixo do índice e também confirmara a vaga olímpica. Vencedor da prova, Basseto venceu com o tempo de 53s84. Guido marcou 53s85, que era exatamente o índice exigido.
No feminino, Etiene Medeiros (Sesi-SP) se destacou tanto nas eliminatórias, pela manhã, quanto na final dos 100 m costas. Mas não teve sucesso. Marcou 1min01s37, acima do índice. A especialidade da nadadora é o 50m costas, prova na qual já foi campeã mundial.
Nos 100 m peito feminino. Jhennifer Conceição (Pinheiros) também não conseguiu obter a classificação olímpica. Venceu a prova com 1min08s08 na final, acima do tempo registrado nas eliminatórias: 1min07s35, que se transformou no novo recorde brasileiro. Nos 400 m livre feminino, nenhuma atleta obteve o índice, na prova vencida por Gabrielle Roncatto (Flamengo), com 4min10s88.
A Seletiva Olímpica teve início na segunda-feira, quando Guilherme Costa, nos 400 m livre, e Felipe Lima, nos 100 m peito, foram os primeiros brasileiros a garantirem o índice olímpico. A competição será disputada até sábado. Até este momento, o Brasil tem sete vagas olímpicas garantidas em provas individuais da natação.