O Chelsea sofreu a sua primeira derrota desde a chegada do técnico alemão Thomas Tuchel ao perder neste sábado (3), em casa, em jogo da 30ª rodada do Campeonato Inglês, para o West Bromwich Albion, penúltimo colocado, por 5 a 2. A equipe londrina jogou com um homem a menos durante a maior parte do jogo, após a expulsão do zagueiro Thiago Silva, aos 29 minutos.
A expulsão do brasileiro, logo após o norte-americano Christian Pulisic abrir o placar aos 27, desorganizou totalmente a defesa do Chelsea, que havia sofrido apenas dois gols em 14 jogos sob o comando de Tuchel.
O atacante brasileiro do West Bromwich Albion, Matheus Pereira, aproveitou a superioridade numérica e fez dois gols quase consecutivos nos acréscimos do primeiro tempo, aos 47 e 49 minutos.
No segundo tempo, o irlandês Callum Robinson, que também fez uma dobradinha, ampliou para 3 a 1 aos 18, o senegalês Mbaye Diagne marcou o quarto aos 23 e Robinson fechou o placar nos acréscimos.
O Chelsea ainda chegou a marcar um segundo gol, através de Mason Mount, aos 26 minutos da etapa final, fazendo 4 a 2, mas a reação não deu muita esperança aos Blues.
Derrotado pela primeira vez em dez jogos da Premier League, o time londrino continua em quarto lugar, com 521, mas West Ham e Tottenham Hotspur, dois e três pontos atrás, podem superá-lo se vencerem seus jogos de segunda-feira e domingo contra Wolverhampton e Newcastle, respectivamente.
Manchester United e Leicester, segundo e terceiro, estão seis e cinco pontos à frente, com um jogo a menos, em uma competição liderada com folga pelo Manchester City, que está 17 pontos à frente de seu vizinho e perseguidor imediato.
A equipe de Pep Guardiola ratificou a larga vantagem ao derrotar o Leicester City, fora de casa, por 2 a 0, gols marcados por Benjamin Mendy e Gabriel Jesus.
Em outra partida disputada neste sábado, o Leeds United, do técnico argentino Marcelo Bielsa, praticamente garantiu sua permanência na primeira divisão após vencer o lanterna Sheffield United por 2 a 1.
Com esta vitória, o Leeds chegou aos 42 pontos, 16 acima da zona de rebaixamento, no momento em que restam oito jogos para a equipe de Bielsa até o final da temporada.
* AFP