O Brasil lutou mas acabou sendo superado pela Polônia, por 3 a 2, neste sábado (17), na rodada de playoffs da Billie Jean King Cup. Atuando em casa, na cidade de Bytom, as polonesas garantiram vaga na fase de classificação do Grupo Mundial na próxima temporada.
Assim como no primeiro dia, onde as equipes empataram em um 1 a 1, nos dois primeiros jogos de simples, a rodada final teve início com uma vitória para cada lado. No primeiro confronto, Laura Pigossi chegou a vencer o set inicial contra Magdalena Frech por 6/4, mas permitiu o empate me 6/3 na segunda parcial.
No set decisivo, Pigossi liderou em 2/0, 3/1 e 4/2, mas não conseguiu sustentar suas vantagens e ainda se envolveu em uma discussão com o árbitro britânico James Keothavong ao não ter um pedido de desafio atendido. Frech soube aproveitar para empatar em 4/4 e forçar o tie-break, onde venceu por 7-4, depois de 3h04min de partida.
Com a desvantagem de 2 a 1, Carolina Meligeni entrou em quadra pressionada a vencer Katarzyna Kawa, 133ª do mundo, para tentar vencer no confronto de duplas. Em uma grande atuação, a paulista fez 2 sets 0, parciais de 6/3 e 7/5 em 1h29 de jogo e deixou tudo igual.
O confronto de duplas tinha um leve favoritismo para as brasileiras que contavam com Luísa Stefani, 25ª do mundo, que inicialmente jogaria com a gaúcha Gabriela Cé. Porém, a capitã Roberta Burzagli optou por mudar a formação e escalou Carolina Meligeni para o duelo com Katarzyna Kawa e Magdalena Frech.
A alteração pareceu surtir efeito no primeiro set, completamente dominado por Stefani e Cé, que conseguiram três quebras de saque em 2/1, 4/1 e no 6/1 final. Mas as polonesas voltaram mais agressivas na segunda parcial e passaram a forçar as trocas de fundo de quadra. A estratégia deu certo e elas quebraram o serviço das brasileiras em 1/0 e 5/2 e garantiram a vitória por 6/2, forçando o set decisivo.
Na terceira parcial, as duas duplas sacaram muito bem e mantiveram os seus serviços até 4/4. No nono game, Meligeni não teve um bom aproveitamento de saque e Ferch e Kawa levaram a melhor. Na sequência, a dupla da casa confirmou e fechou em 6/4, 35 bolas vencedoras (winners) contra 23 das brasileiras.
Com a derrota, o Brasil terá que disputar o Zonal Americano I na próxima temporada. A competição oferece duas vagas para os playoffs.
— Nós viemos para a Polônia numa situação muito difícil, com voos cancelados, tenistas saindo de diferentes lugares do mundo. Mesmo assim, a equipe esteve o tempo todo muito unida e mostrou uma grande força. Jogamos contra um time em que todas as atletas têm ranking melhor que nossas jogadoras. Nossas atletas deixaram tudo em quadra, evoluíram muito ao longo da semana. Estivemos muito perto da vitória. Foi equilibrado do começo ao final, com a decisão só no 6/4 do terceiro set da partida de duplas. É duro perder desse jeito, mas temos que ver as coisas positivas. Nossa equipe cresceu muito desde que saiu do Zonal e começou a jogar os Playoffs. Crescemos não só como grupo, mas individualmente, cada atleta, também teve uma grande evolução — avaliou Roberta Burzagli.
Veja os demais confrontos:
Grã-Bretanha 3 x 1 México
Letônia 3 x 1 Índia
Ucrânia 4 x 0 Japão
Romênia 1 x 3 Itália
Argentina 2 x 3 Cazaquistão
Holanda 3 x 2 China
Sérvia 0 x 4 Canadá