O Brasileirão 2005 foi manchado pelo maior escândalo de corrupção da história do futebol brasileiro. Em outubro daquele ano, uma reportagem da revista Veja revelou que o Ministério Público havia descoberto uma quadrilha de manipulação de resultados de competições esportivas, incluindo o campeonato nacional.
Um grupo de apostadores, que acabaria sendo conhecido como "Máfia do Apito", havia "negociado" com os árbitros Edílson Pereira de Carvalho e Paulo José Danelon o pagamento de um valor para que eles manipulassem o resultado dos jogos em que eles fossem escalados.
Com a descoberta do esquema, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anulou os 11 jogos do Brasileirão 2005, o que acabou sendo decisivo para que o campeão daquele ano fosse o Corinthians e não o Inter.
Diori Vasconcelos, Raphael Gomes e Rodrigo Oliveira contam no 13º episódio do Bergamota Mecânica como foi a Máfia do Apito e quais foram as suas repercussões.
Ouça o podcast:
O Podcast
O Bergamota Mecânica é um podcast apresentado por três integrantes da equipe de esportes de GZH. Entre teses, bom humor e com duração média de 45 minutos — um tempo de jogo — o trio tenta mostrar e provar que futebol também é cultura.