O Ypiranga está classificado para a segunda fase da Copa do Brasil. Nesta quinta-feira (18), o time gaúcho empatou com o Penarol-AM em 1 a 1, na Arena da Amazônia, e enfrentará o Fortaleza na próxima etapa. Com o resultado, colocou nos cofres R$ 650 mil em premiação – o clube já havia recebido R$ 560 mil por estar participando do torneio.
Dos cinco gaúchos que entraram em campo nesta semana pela Copa do Brasil, apenas Ypiranga e Juventude seguem vivos – o time da Serra vai enfrentar o Vila Nova-GO. Na quarta, Esportivo, Santa Cruz e Caxias foram eliminados.
O Ypiranga começou a sua sexta participação na história da Copa do Brasil em cima. Aos quatro minutos, Mossoró arriscou chute de fora da área para defesa do goleiro Pedro Henrique. Aos 16, a primeira chegada do Penarol. Henrique finalizou de longe, e Devity segurou firme. O time gaúcho até abriu o placar, aos 19, mas o gol foi anulado. Mossoró achou bom passe para Caprini, que marcou, mas viu o lance ser invalidado por impedimento.
O Penarol abriu o placar em um contra-ataque aos 29. Henrique recebeu de Derlan, driblou Devity e colocou a equipe de Itacoatiara em vantagem. A reposta veio em seguida. Após escanteio, Mikael cabeceou forte, mas o goleiro Pedro Henrique fez boa defesa. Aos 48, não teve Pedro Henrique que salvasse o Penarol. O atacante Jean Silva dominou pela direita, tirou dois marcadores e chutou firme, no canto, para empatar.
No segundo tempo, o Ypiranga controlou as ações e garantiu a classificação. O que mais chamou atenção na etapa final foi um desentendimento nas arquibancadas. Segundo o Rômulo Almeida, repórter do ge.globo, o diretor do Penarol Henrique Barbosa chamou os dirigentes do Ypiranga que estavam em outro setor do estádio para a briga:
— Podem vir a hora que quiserem! Tão olhando o quê?
O Ypiranga encerra, pelo menos por enquanto, uma maratona de viagens e jogos. A sequência de deslocamentos se iniciou no sábado, com viagem para Porto Alegre. No domingo, foi derrotado pelo Inter no Beira-Rio. A programação do Canarinho ainda contou com treinos na segunda e na terça nos CTs da dupla Gre-Nal, antes da ida para Manaus, na quarta-feira. A delegação retorna hoje para Porto Alegre e, após nova rodada de exames RT-PCR – a terceira da semana –, volta no sábado (20) para Erechim. Na segunda, recebe o Juventude pelo Gauchão.