O brasileiro Thiago Monteiro venceu o australiano Jordan Thompson por 2 sets 0, com um duplo 6/4, e se classificou nesta sexta-feira (5) para as semifinais do Great Ocean Road Open, torneio da série 250 da ATP, que está sendo disputado em Melbourne e que serve como preparação para o Aberto da Austrália.
Mas para chegar às semifinais, o cearense de de 26 anos precisou encarar uma rodada dupla. Poucas horas antes, ele entrou em quadra e derrotou e revelação espanhola Carlos Alcaraz em sets diretos, parciais de por 7/6 (3) e 6/3.
Número 83 do ranking mundial, Monteiro enfrentará na semifinal o italiano Stefano Travaglia (71º), que eliminou o terceiro cabeça de chave, o polonês Hubert Hurkac, 29º do mundo, de virada, parciais de 3/6, 6/3 e 7/5. A outra vaga na decisão será disputada entre o italiano Jannick Sinner, 36º da ATP, e o russo Karen Khachanov, 20º da classificação mundial.
Esta é apenas a segunda vez que o cearense disputará as semifinais de um torneio de nível ATP. A primeira foi no 250 de Quito, no Equador, em 2018, quando ele parou no espanhol Albert Ramos Vinõlas. Com os 90 pontos já conquistados pela campanha em Melbourne, Thiago Monteiro deve ganhar cerca de dez colocações no ranking e atingir a melhor marca na carreira, superando o 74º lugar de fevereiro de 2017.
* AFP