Em um jogo emocionante e definido apenas na prorrogação, o Flamengo derrotou o Minas Storm, nesta terça-feira (9), em Belo Horizonte, por 96 a 94, e assumiu a liderança da fase classificatória do Novo Basquete Brasil.
Com o resultado, as duas equipes estão empatadas com 17 vitórias e duas derrotas, mas os cariocas levam vantagem nos critérios de desempate. A derrota ainda custou ao time mineiro a perda de uma invencibilidade de 17 jogos. O último revés dos comandados do técnico Léo Costa havia sido exatamente para os rubro-negros, na primeira rodada do NBB, em 10 de novembro de 2020.
O Minas dominou o primeiro período e terminou com quatro pontos de vantagem (21 a 14). No segundo, o Flamengo reagiu e reduziu a diferença para apenas um e os times foram para o intervalo com o marcador apontando 37 a 36 para os donos da casa.
No terceiro quarto, a equipe carioca foi bem superior e virou o marcador para 63 a 58. A diferença foi mantida em boa parte dos dez minutos finais, mas liderado pelo ala David Jackson, que terminou o jogo com 28 pontos e sete assistências, os mineiros conseguiram empatar em 75 a 75 e forçar a prorrogação.
A prorrogação começou com uma corrida de 6 a 0 do Flamengo. Mas novamente o Minas reagiu e conseguiu equilibrar o confronto, que só foi definido nos sete segundos finais, quando o armador Davi Rossetto cometeu um erro na quadra defensiva e se viu obrigado a cometer falta no ala argentino Chuzito González, que converteu os dois lances livres e fez 96 a 91, encaminhando a vitória. Nem mesmo a cesta de três do ala norte-americano Sahquille Johnson foi capaz de mudar o resultado..
O grande nome da vitória flamenguista foi o ala-pivô Olivinha, que atuou durante 38 minutos e terminou com um duplo-duplo de 32 pontos e dez rebotes. O armador reserva Yago Mateus marcou 22 e o ala Marquinhos contribuiu com 12 pontos e mais seis rebotes.
Confira os outros resultados da rodada desta terça do NBB:
Em Brasília -
Unifacisa (PB) 67 x 81 Cerrado Basquete (DF)
Em Belo Horizonte -
Pato Basquete (PR) 86 x 82 Campo Mourão (PR)