É impossível projetar o Super Bowl 55 do próximo domingo (7), na Flórida, sem que o assunto principal seja o duelo de quarterbacks. Primeiro, porque é a posição mais importante do futebol americano — e, para muitos, vista como a função que relativamente carrega mais peso entre todos os esportes coletivos. Mas também porque o jogo entre Kansas City Chiefs e Tampa Bay Buccaneers, que definirá o novo campeão da NFL, coloca frente a frente dois dos mais talentosos de todos os tempos: Patrick Mahomes e Tom Brady.
De um lado está Brady, amplamente considerado como o maior quarterback de todos os tempos. Depois de 20 anos como líder do New England Patriots, com direito a seis títulos, ele decidiu buscar novos desafios longe do técnico Bill Belichick. Logo no primeiro ano em Tampa, está de volta ao Super Bowl — a 10ª aparição na carreira. O caminho foi acidentado, é verdade — o Bucs ficou em quinto na temporada regular da Conferência Nacional. Precisou vencer fora de casa três vezes nos playoffs para chegar à decisão. Passou por Washington Football Team, New Orleans Saints e Green Bay Packers. Agora, por acaso, será o primeiro time da história a jogar um Super Bowl no seu próprio estádio — a final está programada para o Raymond James Stadium, em Tampa.
O Bucs também se ajustou para aproveitar a janela que Brady proporciona no seu contrato de dois anos. A defesa, uma das melhores da liga, foi essencial na vitória sobre o Packers na final de conferência. O ataque também tem peças de talento: Mike Evans, Chris Godwin, Antonio Brown e Rob Gronkowski são algumas das armas de um jogo aéreo potente.
No favorito Chiefs, a liderança é do astro em ascensão Patrick Mahomes. Quando Brady conquistou o título pela primeira vez, em janeiro de 2002, Mahomes tinha apenas seis anos. Agora, aos 25, já está consolidado como o jogador mais valioso da atualidade no futebol americano — tanto que, antes da temporada, assinou uma extensão contratual de 10 anos e US$ 450 milhões, o maior contrato da história da liga. Em três anos como titular, já foi o MVP, MVP do Super Bowl e campeão pelo Chiefs na temporada passada. Não sabe o que é perder antes da final de conferência.
O time, com estrelas complementares como Tyreek Hill, Travis Kelce e Chris Jones, teve a melhor campanha da temporada regular em toda a NFL — 14 vitórias e apenas duas derrotas, uma delas com o time reserva na última semana, quando o primeiro lugar da AFC já estava garantido. Para chegar ao Super Bowl, passou nos playoffs por Cleveland Browns e Buffalo Bills.
O Super Bowl 55 começa às 20h30min de domingo e terá transmissão da ESPN.
Estatísticas da temporada
Patrick Mahomes
66,3% de passes completos
4.740 jardas
38 touchdowns
6 interceptações
108,2 passer rating*
Tom Brady
65,7% de passes completos
4.633 jardas
40 touchdowns
12 interceptações
102,2 passer rating*
*Dado que resume produção e eficiência do passador