A ATP Cup, competição de tênis entre países que acontece nesta semana em Melbourne e serve de preparação para o Aberto da Austrália, conheceu nesta sexta-feira (5) os dois últimos semifinalistas. Rússia e Itália já haviam garantido seus lugares na última quarta e desta vez Alemanha e Espanha se classificaram. Os alemães foram os responsáveis por eliminarem a Sérvia, atual campeã que tem Novak Djokovic, o número 1 do mundo.
Para ficar com a primeira colocação no Grupo A, a Alemanha fez 2 a 1 na Sérvia em um confronto equilibrado e emocionante. Jan-Lennard Struff contou com um misto de sorte e potência para obter uma importante virada em cima de Dušan Lajović , que entrou de última hora para substituir Filip Krajinović , com dores nas costas, por 2 sets a 1 - parciais de 3/6, 6/3 e 6/4.
O resultado colocou maior pressão sobre Djokovic, que na sequência enfrentou Alexander Zverev com a obrigação de levar a decisão para o jogo de duplas. E o líder do ranking mostrou mais uma vez que lida muito bem com isso. Buscou uma virada e triunfou por 2 sets a 1 - com parciais de 6/7 (3), 6/2 e 7/5, em 2 horas e 35 minutos.
Derrotado em simples, Zverev não precisou esperar muito para conseguir a revanche. Na partida de duplas, que definiu o confronto, os dois voltaram à quadra e desta vez o triunfo acabou no lado alemão, com Zverev e Struff batendo Djokovic e Nikola Ćaćić com parciais de 7/6 (4), 5/7 e 10-7 no match tie-break.
Na semifinal, já neste sábado (6), a Alemanha vai encarar o forte time da Rússia de Daniil Medvedev e Andrey Rublev, que venceram todos os jogos de simples que disputaram até agora no torneio.
Mesmo sem Nadal, Espanha garante classificação
Pelo Grupo B, a Espanha, mesmo sem Rafael Nadal, que segue com dores nas costas, encarou a Grécia e precisava só de uma vitórias nas três partidas do dia para avançar às semifinais. Como se esperava, garantiu a vaga logo na primeira com Pablo Carreño Busta confirmando o seu amplo favoritismo sobre Michail Pervolarakis ao ganhar por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4.
Na sequência, os gregos viraram e venceram o confronto por 2 a 1, mas de nada adiantou por causa dos critérios de desempate. Stefanos Tsitsipas empatou a série batendo Roberto Bautista Agut com um duplo 7/5 e, nas duplas, Tsitsipas e Markos Kalovelonis ganharam o primeiro game e contaram com a desistência de Carreño Busta e Marcel Granollers.
A adversária da Espanha na semifinal deste sábado será a Itália de Fabio Fognini e Matteo Berrettini, vencedora do Grupo C que ainda teve Áustria e França. Nesta sexta, os franceses se despediram com uma vitória por 2 a 1 sobre os austríacos.