A rainha Marta estará em solo gaúcho com a Seleção Brasileira pela primeira vez na história nesta terça-feira (5). Ao lado de Cristiane e mais 21 jogadoras convocadas pela treinadora sueca Pia Sundhage, a maior jogadora de futebol de todos os tempos ficará concentrada de 5 a 20 de janeiro no Ecoresort Vila Ventura, em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre, para um período preparatório.
A delegação brasileira chegará ao hotel às 13h, quando também acontece o almoço. Após elas descansam e, possivelmente, no final da tarde treinam.
Essa é a primeira vez que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escolhe o Rio Grande do Sul como base de treinamento para o time feminino. O hotel escolhido, por sua vez, não é novidade para a entidade. O Vila Ventura já abrigou a Seleção masculina em diversas oportunidades, com Dunga e Tite no comando, além de ter sido base da seleção do Equador para a disputa da Copa do Mundo de 2016.
Grêmio, Inter e até mesmo o San Lorenzo-ARG já fizeram períodos de pré-temporada no ecoresort. Ou seja, o local já está acostumado quando o assunto é futebol.
A silenciosa fortaleza está localizada na Estrada da Branquinha, distante 15 quilômetros do centro de Viamão. Os 70 hectares do Vila Ventura, com o seu gramado avalizado pela Fifa, salas de musculação, piscinas a céu aberto, piscinas térmicas, piscinas para contraste com gelo, spas e luxuosas acomodações, agradaram a técnica Pia. A Granja Comary, CT da Seleção Brasileira, em Teresópolis-RJ, está passando por reformas neste mês de janeiro.
— Nossa casa será sempre a Granja Comary. No entanto, desta vez, precisávamos aliar estrutura e campo (padrão Fifa) no mesmo local devido à pandemia. No Brasil, são poucos locais com esta estrutura. Estivemos no local com a Pia, ela conheceu e aprovou — revelou à reportagem Eduarda Luizelli, coordenadora das seleções femininas da CBF.
As coloradas Bruna Benites e Fabi Simões também estão entre as convocadas. O treinamento é o primeiro voltado para os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para julho de 2021.