A prefeitura de Bogotá, capital da Colômbia, decretou toque de recolher neste domingo (27) e proibiu o consumo de bebidas alcoólicas devido à final do futebol nacional que ocorrerá na cidade em meio à pandemia. O serviço de transporte coletivo será suspenso a partir das 18h locais (20h no horário de Brasília), quando o Estádio El Campín receberá Santa Fé e América de Cali sem a presença do público.
— Convidamos todos os torcedores (...) a curtirem em casa, com medidas de biossegurança, de forma pacífica e sem aglomerações — declarou a prefeita da capital, Claudia López.
A partir da meia-noite e até as 16h de segunda-feira (28) "haverá uma restrição geral de mobilidade", disse López. Além disso, o consumo e a venda de bebidas alcoólicas foram proibidos do meio-dia às 18h de segunda.
A cidade de quase oito milhões de habitantes é o principal foco de infecções por covid-19 no país, com mais de 28% do total de casos registrados.
— Estamos em um momento de pandemia, em um momento difícil em que não podemos baixar a guarda — justificou a prefeita.
No dia anterior, houve uma grande festa de boas-vindas à equipe de Cali na capital colombiana.
Os "diablos rojos" (diabos vermelhos) vão entrar em campo no jogo de volta com uma vantagem depois de vencer por 3 a 0 no último domingo no Estádio Pascual Guerrero, em Cali.
A última vez que houve um toque de recolher em Bogotá foi em novembro de 2019, após tumultos e temores de supostos roubos a residências que se seguiram a um protesto massivo contra o governo de Iván Duque.