Portugal e Espanha não saíram do 0 a 0 no amistoso disputado nesta quarta-feira no estádio José Alvalade, em Lisboa, às vésperas dos compromissos das duas equipes pela Liga das Nações.
Diante de cerca de 2.500 espectadores, em meio a grandes medidas de segurança devido à pandemia, os espanhóis pressionaram os donos da casa na primeira etapa, enquanto a dupla de ataque portuguesa, formada por Cristiano Ronaldo e Trincão, mal conseguia ver a cor da bola.
Aos 3, o atacante Gerard Moreno deu chute à queima roupa que obrigou o goleiro Rui Patrício a fazer uma grande defesa, feito repetido aos 17, numa finalização do brasileiro naturalizado espanhol Rodrigo Moreno (17).
O domínio dos visitantes foi diminuindo à medida que o tempo passava, permitindo à seleção portuguesa equilibrar as ações.
Quase no fim do primeiro tempo, o meia Raphael Guerreiro desperdiçou uma ótima oportunidade para equipe lusa após um contra-ataque no qual finalizou sozinho na marca de pênalti, mandando a bola sobre o gol adversário.
Na etapa seguinte, Cristiano Ronaldo, que não tinha aparecido em campo, assustou a seleção espanhola com um chute na trave que ricocheteou em frente à linha do gol (52).
A estrela portuguesa acabou sendo substituída pelo jovem João Félix (72), que assim que entrou, tocou para Trincão finalizar, mas o goleiro Kepa fez grande defesa.
Nos últimos minutos, as duas equipes foram mais vezes ao ataque, mas coube a Portugal a última oportunidade de abrir o placar num cabeçada de Rubén Semedo, que foi para fora raspando a trave (90+ 3).
As duas equipes voltam a jogar agora pela Liga das Nações, com a Espanha enfrentando no sábado a Suíça e no dia 13 de outubro a Ucrânia. Já Portugal, atual campeão dessa competição continental, visita a França no domingo e recebe a Suécia no dia 14.
* AFP