Depois de vencer a segunda etapa da Copa do Mundo de ciclismo Mountain Bike na categoria XCO, no último domingo, na República Tcheca, o brasileiro Henrique Avancini terminou neste sábado (10) em décimo lugar no Campeonato Mundial disputado em Leogang, na Áustria. O resultado é o mesmo obtido pelo carioca em 2019, no Mundial disputado no Canadá.
O francês Jordan Sarrou liderou a prova de ponta a ponta e se tornou campeão mundial com o tempo de 1h25min37seg. Em segundo ficou o suíço Mathias Flueckiger, 45 segundo atrás, e em terceiro o francês Titouan Carod, que terminou com 55 segundos de desvantagem para o vencedor.
Neste sábado, após largar na primeira fila, Avancini caiu algumas posições depois de sofrer um toque, mas na primeira curva já recuperou posições e até a penúltima volta correu no pelotão da frente. No final, ele chegou 2min49seg atrás do campeão francês. Dessa forma, o melhor resultado do ciclista de 31 anos, em Mundiais, permanece a quarta colocação conquistada duas vezes, em 2017 e 2018.
Atual vice-líder do ranking mundial, o brasileiro já foi campeão mundial de mountain bike, mas na prova de maratona (XCM). O título inédito foi conquistado em 2018, em competição disputada na Itália, onde também será realizado o Mundial de XCO em 2021.
Medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2019, Henrique Avancini tem vaga assegurada para os Jogos Olímpicos de Tóquio pelo ranking mundial.
O segundo brasileiro mais bem colocado no Mundial de XCO na Áustria foi Guilherme Muller, que finalizou na 33ª colocação. Os demais foram: Luiz Henrique Cocuzzi (36º), Edson Rezende Junior (74º) e Juliano Cocuzzi (84º).
França domina provas femininas
Entre as mulheres, a francesa Pauline Ferrand-Prévot ficou com a medalha de ouro, superando a italiana Eva Lechner (prata) e a australiana Rebecca Mc Connell (bronze). As brasileiras Raíza Goulão e Letícia Soares terminaram em 45º e 49º lugar, respectivamente.
A França ainda festejou a medalha de ouro de Loana Lecomte na categoria XCO feminina sub-23. A húngara Kata Blanka Vas e a holandesa Ceylin del Carmen Alvarado completaram o pódio. No masculino, o britânico Thomas Pidcock foi o campeão, seguido pelo norte-americano Christopher Blevins e pelo suíço Joel Roth. Os brasileiros na prova foram Ulan Bastos (14º) e Gustavo Xavier de Oliveira (44º).