O técnico Tite anunciou, no final da manhã desta sexta-feira (23), os 23 convocados para os jogos da Seleção Brasileira contra Venezuela e Uruguai, nos dias 13 e 17 de novembro, respectivamente, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. O treinador fez quatro mudanças em relação à última lista.
Retornam ao time o goleiro Ederson, do Manchester City, na vaga de Santos, do Athletico-PR; o zagueiro Eder Militão, do Real Madrid, no lugar de Felipe, do Atlético de Madrid; o volante Arthur, da Juventus, na vaga de Bruno Guimarães, do Lyon; e Vinícius Júnior no lugar de Rodrygo, ambos do Real Madrid. Uma quinta mudança é a volta de Gabriel Jesus, do Manchester City, que estava na lista original passada, mas foi cortado e deu lugar a Matheus Cunha, do Hertha Berlim.
— O respeito a todos que foram convocados anteriormente é muito grande. Há uma competição de alto nível. Você faz escolhas, abrindo sempre essa busca da melhor performance. A escolha foi do momento — explicou Tite.
O restante da lista tem os mesmos jogadores que estiveram à disposição de Tite para os jogos contra Bolívia e Peru, no início de outubro. As próximas partidas serão no Morumbi, em 13 de novembro, contra a Venezuela, e no Centenário, em Montevidéu, no dia 17, contra o Uruguai.
Com seis pontos, a Seleção Brasileira lidera as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa. A vantagem sobre a Argentina, segunda colocada, está no saldo de gols — sete a dois para o Brasil. As duas seleções se enfrentarão apenas em março do ano que vem, pela sexta rodada.
Confira a lista completa dos convocados:
Goleiros
- Alisson (Liverpool)
- Ederson (Manchester City)
- Weverton (Palmeiras)
Laterais
- Danilo (Juventus)
- Gabriel Menino (Palmeiras)
- Alex Telles (Manchester United)
- Renan Lodi (Atlético de Madrid)
Zagueiros
- Eder Militão (Real Madrid)
- Marquinhos (Paris Saint-Germain)
- Rodrigo Caio (Flamengo)
- Thiago Silva (Chelsea)
Meio-campistas
- Arthur (Juventus)
- Casemiro (Real Madrid)
- Douglas Luiz (Aston Villa)
- Everton Ribeiro (Flamengo)
- Fabinho (Liverpool)
- Philippe Coutinho (Barcelona)
Atacantes
- Everton Cebolinha (Benfica)
- Gabriel Jesus (Manchester City)
- Neymar (Paris Saint-Germain)
- Richarlison (Everton-ING)
- Roberto Firmino (Liverpool)
- Vinícius Júnior (Real Madrid)