Único brasileiro na chave de simples em Roland Garros, Thiago Monteiro estreou com uma boa vitória no Aberto de Tênis da França. Nesta terça-feira (29), ele derrotou o georgiano Nikoloz Basilashvili, 31º cabeça de chave, em sets diretos, parciais de 7/5, 6/4 e 6/2, em duas horas e cinco minutos de partida.
Este é o 10° Grand Slam da carreira do cearense de 26 anos, que atualmente ocupa a 84ª posição no ranking mundial da ATP. No final de semana passado, Thiago ficou com o vice-campeonato do Challenger de Forli, na Itália, e dessa forma melhorou sua classificação em dois postos.
— Cheguei aqui a Paris no sábado mesmo e consegui treinar bem. As condições até que estão boas, o piso está pesado, lento. O único problema é que está chovendo todos os dias, mas é se adaptar e usar as coisas positivas ao meu favor — comentou o tenista cearense.
Com a vitória, Monteiro iguala seus melhores desempenhos em torneios de Grand Slam. Em 2017, ele também jogou a segunda rodada em Roland Garros, quando perdeu para o francês Gaël Monfils, e em Wimbledon, onde acabou eliminado pelo russo Karen Khachanov.
O próximo adversário do brasileiro será o ganhador do confronto entre o francês Quentin Halys e o norte-americano Marcos Giron.