Com atuação memorável de LeBron James, o Los Angeles Lakers derrotou o Denver Nuggets por 117 a 107, na noite deste sábado (27), fez 4 a 1 na série e vai disputar a primeira final da NBA desde 2010, ano em que faturou seu último título na maior liga de basquete do mundo.
Na decisão, os Lakers vão enfrentar o vencedor da final da Conferência Leste entre Miami Heat e Boston Celtics. O time da Flórida lidera a série por 3 a 2 e se vencer o confronto marcada para a noite deste domingo (27) garantirá a classificação para a final.
Segunda equipe com mais conquistas na história da NBA, a franquia de Los Angeles está em busca de seu 17º título na liga em 32 finais, o que a tornaria recordista de conquistas ao lado dos Celtics.
LeBron foi o grande protagonista do jogo da classificação. O astro alcançou um "triple-double" de 38 pontos, 16 rebotes e dez assistências e mostrou uma capacidade de liderança notória e um poder de decisão essencial para o triunfo, que se fez presente principalmente quando o Denver ameaçou tomar a liderança no placar.
Além da ótima performance do adversário, pesaram contra os Nuggets o fato do pivô Nikola Jokic não ter conseguido controlar seu número de faltas, o que deixou mais tempo no banco de reservas durante o confronto. No fim, o sérvio anotou 20 pontos e contribuiu com sete rebotes e cinco assistências. Outra peça fundamental, o armador Jamal Murray sofreu com a marcação quase sempre dobrada em cima dele e com um desconforto no joelho e terminou com 19 pontos, oito assistências e quatro rebotes.
Esta será a décima final da carreira de LeBron James, algo atingido apenas por outros três jogadores. Antes dele, Bill Russell (12), Sam Jones (11) e Kareem Abdul-Jabbar (10) tinham chegado a esta marca. Das nove finais que já disputou, King James venceu três.