Técnico da seleção brasileira feminina de basquete, José Neto irá comandar na próxima temporada a equipe masculina do Atlético Petro, de Luanda, em Angola. O treinador irá conciliar o novo compromisso com o projeto iniciado há um ano junto à Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que agora visa a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Segundo a CBB, o acordo com o clube africano não ira atrapalhar o que está planejado para o próximo ciclo olímpico, já que o Brasil perdeu a chance de classificação para os Jogos de Tóquio via Pré-Olímpico, disputado na França, em fevereiro.
— Desejamos toda sorte ao José Neto, que segue conosco no projeto da seleção feminina. É uma oportunidade que ele decidiu abraçar e desde o início do nosso compromisso, já era público a possibilidade dele assumir um clube paralelamente à seleção - explicou Marcelo Sousa, diretor executivo da entidade.
Em Angola, o técnico que dirigiu o Brasil na conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima terá a companhia do preparador físico Diego Falcão, que também segue na comissão técnica da seleção e é seu parceiro há 14 anos.
— Participar de competições de alto nível é sempre uma excelente oportunidade de aprendizado, aprimoramento, execução, enfim, competir faz você melhorar. Assim como é muito importante para as jogadoras da seleção brasileira estarem em atividade mesmo quando não há competições pela seleção, não é diferente com o treinador — comentou José Neto.
O Atlético Petro é um dos clubes mais populares de Angola e um dos maiores vencedores do país. O objetivo da equipe é disputar a Liga Africana de Basquete (BAL), uma das competições mais importantes do continente, organizada em parceria pela NBA e a FIBA.