Quarenta e oito dias. Esse foi o intervalo entre as temporadas 2019/2020 e 2020/2021 do Campeonato Inglês, a competição nacional de clubes mais badalada do futebol mundial, que retorna neste sábado (12). O jogo inaugural ocorre às 8h30min, entre o recém-promovido Fulham e o tradicional Arsenal, às margens do Rio Tâmisa, em Londres.
— O período foi curto de preparação, mas as férias também. Conseguimos manter bem a parte física. Foram só 20 dias. Normalmente, é um mês e meio — disse o meia Felipe Anderson, do West Ham, ao Planeta Bola, da Rádio Gaúcha.
Um dos trunfos da Premier League é o equilíbrio entre os clubes. Porém, desde 1992, quando o torneio se modernizou e passou a receber esta denominação, apenas em duas edições — Blackburn, em 1995, e Leicester, em 2016 — a taça não ficou com Manchester United, Manchester City, Liverpool, Chelsea ou Arsenal. Saiba como chegam os cinco grandes favoritos ao título.
*Colaborou Renata de Medeiros.
Liverpool
Campeão com folga em 2019/2020, o Liverpool teve atuação tímida na janela de transferências, que fecha em 16 de outubro na Inglaterra. De novo, apenas o lateral-esquerdo grego Tsimikas, do Olympiacos. Ainda pode perder Wijnaldum, um dos pilares do meio-campo, para o Barcelona.
A expectativa na terra dos Beatles é pelo aproveitamento de jovens da base como o atacante Ryan Brewster, 20 anos, artilheiro e campeão da Copa do Mundo Sub-17 em 2017, e do meia Curtis Jones, 19. Ambos são figurinhas carimbadas nas seleções de base da Inglaterra. Na frente, o alento para a torcida é a manutenção do trio Sala-Mané-Firmino. Somados, os três marcaram 45 gols no último Inglês. A equipe ainda busca a contratação de Thiago Alcântara, do Bayern de Munique.
— É um time muito bem entrosado, fez uma temporada fantástica, mas terminou meio que em baixa depois de conquistar o título. No ataque, tem um trio poderoso, mas que pode estar chegando perto do seu limite. Aqui, na Inglaterra, acham que Liverpool vai passar por cima de novo nesta temporada, mas eu não estou tão confiante assim — avalia Ulisses Neto, jornalista do portal Player’s Tribune e morador de Londres há 10 anos.
Manchester City
Vice-campeão em 2020, o Manchester City tenta o terceiro título da Premier League na Era Pep Guardiola — era que pode estar chegando ao fim, já que o contrato do treinador termina nesta temporada. O clube, porém, terá de se recuperar da ressaca após mais uma traumática eliminação na Liga dos Campeões, desta vez para o Lyon, nas quartas de final.
Para reforçar o setor defensivo, um dos mais criticados após o fracasso continental, o City acertou a chegada do zagueiro holandês Aké, 25 anos, destaque do Bournemouth nas últimas temporadas. Também foi contratado o atacante espanhol Ferrán Torres, 20 anos, ex-Valencia. A grande esperança do time novamente ficará nos pés do belga Kevin De Bruyne, 29 anos, eleito nesta semana o melhor jogador do futebol inglês na última temporada.
— Aké foi uma excelente contratação. Desde que Guardiola chegou, o clube trouxe peças importantes em todos os setores, mas a defesa ainda estava fragilizada. Até por isso, Fernandinho, que é um grande jogador, era improvisado como zagueiro, posição em que não rende. Arrumando o setor, o Manchester City é um dos grandes favoritos ao título — opina Neto.
Chelsea
O Chelsea foi punido pela Fifa por irregularidades nas negociações de jogadores com menos de 18 anos e, por isso, teve de ficar sem contratar na temporada passada. Agora, o bilionário russo Roman Abramovich, dono do clube, abriu os cofres para tirar o atraso. Segundo o site Transfermarket, a equipe gastou cerca de 223 milhões de euros (R$ 1,4 bilhão) em novos vínculos.
As principais chegadas foram as de Kai Havertz, 21 anos, artilheiro do Bayer Leverkusen na temporada passada, Timo Werner, 24, centroavante alemão que estava no RB Leipzig, e o holandês naturalizado marroquino Ziech, 27, ex-Ajax. Comprado por 71 milhões de libras (R$ 500 milhões), Havertz foi a segunda contratação mais cara da história do Chelsea. Ainda teve a chegada do brasileiro Thiago Silva, 35, que chegou de graça após o término do seu vínculo no PSG.
— Na temporada passada, o (técnico Frank) Lampard assumiu uma bomba, sem poder contratar, e surpreendeu, colocando o Chelsea nos eixos. Nesta temporada, é um dos favoritos, mas Lampard vai ter pressão para entregar resultados, cobrança que não ocorreu antes porque estava usando apenas a base praticamente — afirma Neto.
Manchester United
Apesar de ter sido eliminado na semi da Liga Europa para o Sevilla, o Manchester United terminou a temporada em alta na Premier League. Regido pelo português Bruno Fernandes, 26 anos, a equipe se recuperou na volta da paralisação pela pandemia e terminou na terceira posição, garantindo vaga na Liga dos Campeões. Na quarta-feira, o maior campeão inglês, com 20 títulos, fechou com o meia holandês Donny van de Beek, destaque do Ajax.
— O United se estruturou melhor nos últimos meses. Ainda deve manter a base do ano passado, que estava em alta — avalia Neto.
Arsenal
Dois brasileiros se juntaram ao Arsenal nesta temporada para tentar melhorar o desempenho do time, que apesar de conquistar a Copa da Inglaterra terminou a Premier League apenas na oitava posição.
O primeiro foi Willian, 32 anos, que deixou o rival Chelsea após sete anos rumo ao lado vermelho de Londres. O segundo foi Gabriel Magalhães, 22 anos, que saiu em 2017 ainda nas categorias de base do Avaí para jogar no Lille, da França.
— O Arsenal está numa ascensão. (Mikel) Arteta faz um bom trabalho. Com essas contratações e mais a renovação do Aubameyang, o time deve ter uma temporada diferente das últimas — finaliza Neto.
1ª rodada
Sábado (12)
8h30min — Fulham x Arsenal
11h — Crystal Palace x Southampton
11h — West Ham x Newcastle
13h30min — Liverpool x Leeds United
Domingo (13)
10h — West Bromwich x Leicester
12h30min — Tottenham x Everton
Segunda-feira (14)
14h — Sheffield United x Wolverhampton
16h — Brighton x Chelsea
Sem data definida
Burnley x Manchester United*
*Manchester City x Aston Villa
*Saíram de férias mais tarde porque jogaram competições europeias. O City estreia contra o Wolves em 21 de setembro, enquanto o United pega o Crystal Palace no dia 19.