A brasileira Luísa Stefani e a norte-americana Hayley Carter derrotaram nesta sexta-feira (14), as russas Vera Zvonareva, ex-número dois do mundo em simples, e Anna Blinakova por 7/5e 6/1, após 1h06min de partida e garantiram vaga na final de duplas do WTA de Lexingotn, nos Estados Unidos.
Cabeças de chave número 4 do torneio que distribui 225,5 mil dólares em prêmios, Stefani e Carter estiveram abaixo 5/1 no primeiro set, mas fizeram seis games seguidos para vencer a parcial e venceram o segundo set com grande facilidade.
Luísa, que completou 23 anos no último dia 9, é a primeira brasileira a competir no circuito internacional do tênis após a retomada do esporte, que teve seu calendário alterado por conta da pandemia de covid-19.
Esta será a terceira final na carreira da tenista paulista, em um torneio do circuito da WTA. Nas anteriores, ela e Hayley Carter foram campeãs em Tashkent, no Uzbequistão, e vice-campeãs em Seul, na Coreia do Sul.
— Um jogo muito positivo hoje, feliz de chegar à final. Um dos meus jogos preferidos até agora pelo começo que foi bem devagar, não começamos bem, mas depois que engrenamos do 1/5 do primeiro set fomos bem até o fim e nosso jogo se encaixou. Foi muito sólido depois dessa volta. Agora prontas para mais uma final, felizes de alcançar a decisão — disse Stefani, que ocupa a 45ª posição no ranking mundial de duplas.
Nesta temporada, a parceria já conquistou do WTA 125k ( uma divisão abaixo dos WTA International) de Newport Beach, nos Estados Unidos, fez oitavas de final no Australian Open e quartas no WTA Premiere de Dubai, nos Emirados Árabes.
A final do WTA de Lexington está marcada para o próximo domingo (16) e Luísa Stefani e Hayley Carter irão enfrentar as vencedoras do duelo entre a dupla cabeça de chave 1, formada pela chilena Alexa Guarachi e a norte-americana Desirae Krawczyk e a parceria da suíça Jill Teichman e da tcheca Marie Bouzkova, que se enfrentam neste sábado (15).
Com a campanha no torneio disputado na cidade do Estado do Kentycky, a brasileira vai garantindo o melhor ranking de sua carreira, com o 41º lugar. Se for campeã, ela irá ao 38º ou 39º posto. Na temporada, Stefano e Carter vão subir pelo menos uma posição no ranking chegando ao oitavo lugar. Se vencerem o troféu serão a sétima melhor dupla de 2020.