A Uefa sorteou nesta sexta-feira (10) o chaveamento da reta final da Liga dos Campeões. Em razão da pandemia de coronavírus, a competição será concluída com Lisboa, em Portugal, como sede a partir das quartas de final. Desta forma, os confrontos se darão em jogos únicos sem público nos estádios.
A Liga dos Campeões foi interrompida em março, logo após a realização da primeira parte dos jogos de volta das oitavas de final. Faltava ainda definir quatro confrontos dessa fase. Essas partidas serão realizadas nos países de origem sem público nos estádios, nos dias 7 e 8 de agosto.
Assim, o Barcelona receberá o Napoli no estádio Camp Nou, em Barcelona; o Bayern de Munique enfrentará o Chelsea no Allianz Arena, em Munique; o Manchester City jogará contra o Real Madrid, no Etihad Stadium, em Manchester; e a Juventus duelará contra o Lyon no Juventus Stadium, em Turim. A Uefa, no entanto, avisou que tem o direito de alterar o local dos jogos caso a situação da pandemia da covid-19 se agrave nestas cidades até agosto.
Reta final em Lisboa
A partir das quartas de final, todos os jogos serão realizados em Lisboa, em um formato parecido com o da Copa do Mundo. As quartas de final estão marcadas para os dias 12, 13, 14 15 de agosto. As semifinais vão ocorrer em 18 e 19. A grande final está marcada para o dia 23 de agosto. As partidas serão distribuídas entre o Estádio da Luz, do Benfica, e o Estádio José Alvalade, do Sporting.
Chaveamento
O sorteio desta sexta-feira definiu um caminho sem campeões até a final para o PSG de Neymar. O time francês irá enfrentar a Atalanta nas quartas de final e terá na semifinal o vencedor do confronto entre RB Leipzig e Atlético de Madrid.
Os demais duelos esperam a conclusão das oitavas. Nas quartas, o vencedor de Real Madrid x Manchester City terá pela frente o vitorioso de Lyon x Juventus. O outro confronto vai reunir o vencedor de Napoli x Barcelona contra o vitorioso de Chelsea x Bayern de Munique. Quem levar a melhor no bloco composto por Real, City, Lyon e Juventus vai encarar nas semifinais o vencedor da série entre Napoli, Barça, Chelsea e Bayern.
Cinco substituições
A Uefa irá liberar que os times façam até cinco substituições nas partidas finais da Liga dos Campeões. A norma com no máximo três trocas voltará para a edição 2020/2021.
Os clubes ainda poderão fazer três mudanças nas suas listas de inscritos na competição. Só será permitido o ingresso de atletas que já estavam nos elencos na última janela de transferências. Dessa forma, jogadores contratados na metade de 2020 não poderão jogar a reta final do torneio.
Calendário da Liga dos Campeões
- Oitavas de final: 7 e 8 de agosto (mandos mantidos)
- Quartas de final: 12, 13, 14 e 15/8 (Lisboa)
- Semifinais: 18 e 19/8 (Lisboa)
- Final: 23/8 (Lisboa)