O jornalista gaúcho André Baibich lançou, na última quarta-feira (18), o livro Reis do Rio, que conta a história do Campeonato Carioca de 1995, com foco na briga pelo protagonismo e pela coroa de "rei" do Rio de Janeiro entre Renato Portaluppi (Fluminense), Romário (Flamengo) e Túlio Maravilha (Botafogo). O título daquele ano foi decidido em um Fla-Flu, com vitória por 3 a 2 do Fluminense, no episódio do histórico gol de barriga de Renato Portaluppi.
O projeto demorou um ano e meio e foi dividido pesquisa e entrevistas. As ilustrações da obra são do chargista Gilmar Fraga, de Zero Hora.
— Eu tinha há algum tempo a vontade de escrever um livro reportagem, mas não conseguia me decidir por um tema. Tive a ideia do Carioca de 1995 pela memória afetiva. Eu tinha 11 anos à época, acompanhava, me lembrava de ter sido um campeonato muito rico em grandes jogos, tinha a lembrança do Fla-Flu da final com o gol de barriga, mas a pesquisa sobre o tema foi o que me fez ver que valia muito a pena contar aquela história. Aquela disputa foi um retrato do futebol brasileiro, e muito rico de grandes personagens, que sabiam mobilizar — contou Baibich.
Com a pesquisa e as entrevistas feitas, o livro conta histórias de bastidores do pré, do durante e do pós-campeonato, que também podem ser conferidas napágina do Instagram.
— Tem várias coisas inacreditáveis. A história que abre o livro, acontece em setembro de 1994, o Romário tinha se consagrado campeão mundial há dois meses. Ele liga para a redação do Jornal do Brasil para perguntar para um repórter para que time ele tinha que voltar no Brasil. O jornalista responde o São Paulo, mas o atacante queria voltar para o Rio. Acaba que o Flamengo traz ele em parcerias com empresas — completou o autor em entrevista ao programa Bola nas Costas, da Rádio Atlântida.
Ainda sem lançamento físico previsto em virtude da pandemia de coronavírus, a obra pode ser adquirida pelo link bit.ly/reisdorio em versão impressa ou digital, pelo valor de R$ 40,41 e R$ 12,92 respectivamente.