Os 20 clubes do Campeonato Inglês da primeira divisão votaram "por unanimidade" a favor de autorizar treinos com contato físico, dando mais um importante passo rumo à volta do futebol na Inglaterra, anunciou nesta quarta-feira (27) a Premier League em comunicado.
Os treinos sem contato e em pequenos grupos de cinco integrantes haviam sido autorizados na semana passada. A partir de agora, os clubes poderão treinar em grupo, com contato, mas seguirão respeitando "a limitação de toda proximidade que não seja necessária", explicou.
Esta decisão "marca um novo passo rumo à retomada da Premier League, quando for possível garanti-la com segurança", completou.
A coesão mostrada pela votação unânime é um sinal da confiança dos clubes nas medidas sanitárias de segurança que foram adotadas após longos debates. Alguns jogadores chegaram a anunciar que não se sentiam seguros em voltar aos treinos, como o campeão mundial francês N'Golo Kanté, do Chelsea, e Troy Deeney, capitão do Watford.
A Premier League realiza duas vezes por semana testes de detecção de coronavírus nos jogadores e membros das comissões técnicas dos clubes. A primeira bateria de testes detectou seis casos positivos entre 748 jogadores e membros das comissões técnicas. A segunda bateria revelou outros dois casos.