Depois de receber o aval do governo para que a bola volte a rolar, a Liga Alemã de Futebol (DFL) anunciou que a Bundesliga será disputada a partir do dia 16 de maio. As partidas ocorrerão com portões fechados, sem a presença de torcedores nos estádios.
Para conseguir a liberação junto ao governo alemão, a DFL propôs um plano completo de medidas sanitárias, baseado na aplicação de milhares de testes de detecção do coronavírus nos jogadores e nas comissões técnicas.
— É uma boa notícia para a Bundesliga. Mas é uma grande responsabilidade para os clubes e seus funcionários, que devem respeitar os procedimentos médicos e de organização com disciplina — declarou o presidente da Liga, Christian Seifert.
Apesar de ser detalhista, o plano de saúde da DFL não convenceu a todos. O ministro regional do Interior de Bremen, Ulrich Maurer, deu fortes declarações ao jornal Bild.
— A decisão tomada não muda em nada nossa posição. Acreditamos ser uma decisão equivocada. O que vai acontecer quando uma equipe inteira tenha que ser colocada em quarentena? O que acontecerá se, durante a partida entre Borussia Dortmund e Schalke 04, cinco mil pessoas se aglomerarem em frente ao estádio — questionou o político.
A medida também foi criticada por algumas personalidades do esporte nacional, como o presidente do Comitê Olímpico Alemão (DOSB), Alfons Hörmann, e a campeã mundial de arremesso de peso, Christina Schwanitz.
— Não acredito que o futebol tenha esta posição especial sobre todo os outros esportes somente porque gera muito dinheiro — declarou ela.
Devido à pandemia de coronavírus, o campeonato alemão de futebol havia sido paralisado no final de março. Ainda restam nove jogos para que cada equipe conclua a temporada. Com 25 rodadas disputadas, o Bayern de Munique é o líder, com 55 pontos (quatro a mais que o Borussia Dortmund).
— É uma grande responsabilidade para nós e temos que ter plena consciência disso. Nós temos que fazer isso. Toda uma nação nos amava quando nos sagramos campeões do mundo no Maracanã em 13 de julho de 2014. Agora, vestimos outra camisa: a de exemplos sociais — afirmou o goleiro e capitão do Bayern, Manuel Neuer.
Confira os jogos da primeira rodada após a paralisação:
16/5: Borussia Dortmund x Schalke 04
16/5: RB Leipzig x Freiburg
16/5: Hoffenheim x Hertha Berlin
16/5: Fortuna Dusseldorf x Paderborn
16/5: Augsburg x Wolfsburg
16/5: Eintracht Frankfurt x Borussia Monchengladbach
17/5: Colônia x Mainz 05
17/5: Union Berlin x Bayern de Munique
18/5: Werder Bremen x Bayer Leverkusen