A próxima liga a entrar em ação no mundo do futebol é a da Coreia do Sul. O país de 50 milhões habitantes foi considerado um exemplo a ser seguido no combate ao coronavírus ao dar rápida resposta à ameaça, seja na testagem de milhares de pessoas quanto no rastreio dos infectados. Assim, até o momento, registra 250 mortes pela doença.
É nesse cenário de que o pior já passou que a K-League recomeça neste final de semana. A liga teve direitos de transmissão vendidos para diversos países, como Holanda, Alemanha, Croácia, e despertou interesse de Estados Unidos, Itália e Inglaterra. Entre os brasileiros que serão vistos no resto do mundo está Willyan Barbosa. O atacante de 26 anos, natural de Belo Monte-MG, atua no Gwangju FC, que estreia na competição diante do Seongnan, no sábado, às 7h (horário de Brasília).
Sem ter atuado no futebol brasileiro como profissional, o atacante iniciou sua vida esportiva no Torino, da Itália, onde finalizou sua categoria de base. De lá, saiu para o Beira-Mar, de Portugal, rodando ainda por Nacional e Vitória de Setúbal. Andou no grego Panetolikos até chegar ao Gwangjiu no ano passado.
Em sua segunda temporada, encontrou a pandemia. O time não chegou a isolar os atletas por muito tempo, mas orientou a evitar rodar pela rua — a ordem era sair de casa para o clube e voltar.
— Aqui é um país mais acostumado a cumprir regras, já tem a cultura de se cuidar, usar máscaras, passar álcool gel. As viagens vão ser com ainda mais cuidado — relata Willyan.
O país traçou a estratégia de combate à doença, e os clubes adotaram medidas restritivas e adaptaram treinos. O torneio estava previsto para se iniciar em 29 de fevereiro, e sua volta foi adiada quatro vezes, até a confirmação deste final de semana. As partidas não terão torcida. Todos os envolvidos passaram por testes para covid-19
1ª rodada (horários de Brasília)
Sexta
7h: Jeonbuk Motors x Suwon Bluewings
Sábado
2h: Ulsan Horang x Sangju Sangmu
4h30min: Incheon United x Daegu
7h: Gwangju x Seongnam Ilhwa
Domingo
2h: Pohang Steelers x Busan I Park
4h30min: Gangwon x Seou