A Sogipa retomará a rotina de treinamentos na sede no clube, em Porto Alegre, a partir desta quarta-feira (6). Autorizados por decreto da prefeitura, os 12 atletas do judô serão divididos em três grupos de quatro judocas, que terão uma rotina de exercícios físicos seguindo à risca uma série de cuidados com base na orientação das autoridades de saúde.
Conforme o clube, os grupos de judocas não se encontrarão. Para evitar que isso ocorra, os treinos foram marcados para horários diferentes. Além disso, as sessões terão um intervalo entre uma e outra, permitindo a higienização das instalações antes que o próximo time chegue ao local. Nenhuma outra área do clube, nem mesmo os vestiários, será usada.
Os atletas da Sogipa estavam treinando em suas casas há seis semanas, desde que as atividades foram suspensas por ordem das autoridades. Daqui a duas semanas, outro grupo de 12 judocas também volta a treinar, obedecendo os mesmos critérios, orientações e cuidados.
Os 24 judocas que começarão a treinar são da equipe principal do clube, que se prepara para os Jogos Olímpicos de Tóquio e para outras competições do circuito mundial. Eles treinarão sob orientação da comissão técnica, comandada pelo técnico Antônio Carlos Pereira, o Kiko, e o preparador físico Wagner Zaccani.
Os atletas Almir Júnior e Samory Uiki, do salto triplo, se apresentarão nos próximos dias. Eles são os representantes do atletismo do clube que voltarão às atividades, já que também treinam visando à Olimpíada de Tóquio, no ano que vem.