O jornal espanhol Mundo Deportivo noticiou nesta segunda-feira (28) que o Barcelona deu permissão para que a Juventus abra conversas com o volante Arthur. De acordo com a publicação, por conta da crise financeira decorrente da paralisação do coronavírus, o clube catalão estaria disposto a vender o brasileiro. Os italianos, por sua vez, estariam dispostos a oferecer um salário maior do que o ex-jogador do Grêmio recebe desde 2018 no Camp Nou.
Não é a primeira vez que a imprensa da Espanha especula uma saída de Arthur. Apesar de ter contrato em vigor, o volante da Seleção Brasileira teve seu nome ligado recentemente a Tottenham, da Inglaterra, e Inter de Milão, também da Itália.
Segundo o jornal italiano Gazzetta dello Sport, o Barcelona daria preferência ao time de Turim pois tem interesse em dois atletas de seu elenco: os meias Pjanic e Bernardeschi.
O Grêmio está atento ao futuro de Arthur. Como vendeu os 60% dos direitos econômicos que dispunha, o Tricolor só poderia lucrar com o mecanismo de solidariedade imposto pela Fifa. Tendo em vista que Arthur jogou dos 15 aos 21 anos em Porto Alegre, o clube gaúcho teria direito a 3,25% do valor total da transação. Porém, o negócio não poderia ser concluído em uma troca simples entre os europeus. Ou seja, o novo clube pode até incluir um atleta na negociação, mas precisaria repassar uma quantia em dinheiro para que os cofres gremistas fossem contemplados com parte desta verba.