O brasileiro Johnatas Cruz conquistou o título do Campeonato Pan-Americano de Cross Country, realizado neste sábado (29), em Langford, no Canadá. Para garantir a medalha de ouro, ele completou os 10km da prova em 32min50s. O norte-americano Anthony Rotich ficou com a prata, com o mesmo tempo do brasileiro, seguido do peruano Paul Ramírez.
— Esse é o melhor resultado da minha carreira. Ganhei medalhas de prata no cross e no Troféu Brasil. Tenho apenas quatro anos como atleta. Foi uma chegada sensacional, de tirar o fôlego, mas não ia deixar mole, depois de tudo que passei com o frio —falou o mineiro de 29 anos, que trabalha como gari das 18h30 às 00h40, em Guaianazes, na Zona Leste de São Paulo.
Outros dois brasileiros participaram da prova: o paulista Daniel Ferreira do Nascimento , campeão da Copa Brasil terminou em oitavo lugar e o mineiro Gilberto Lopes foi o décimo colocado.
Johnatas Cruz será uma das atrações do Troféu Brasil, que acontecerá em maio, em Porto Alegre.
— Vou voltar para o Brasil e conversar com meu treinador, mas a princípio devo disputar os 5.000 m e os 10.000 m no Troféu Brasil —projetou.
Na disputa por equipes, o Brasil faturou a medalha de prata. Os Estados Unidos foram os campeões e o Canadá ficou com o terceiro lugar.