A evolução do coronavírus para pandemia, conforme a classificação da avaliação da OMS, modificou o calendário das maiores competições esportivas do mundo. A principal decisão ocorreu nesta terça-feira (24) com o anúncio do adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Após semanas de impasse, a decisão de adiar os Jogos de Tóquio, previstos para serem disputados entre julho e agosto deste ano, foi tomada em comum acordo entre o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe. A nova data ainda não foi informada.
O adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio vinha sendo pedido por diversas entidades esportivas há algumas semanas. Com muitos torneio pré-olímpicos reagendados ou suspensos, além de países em quarentena obrigatória, atletas não vinham conseguindo treinar ou buscar classificação para o evento.
Futebol
Brasil
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu suspender por prazo indeterminado, desde o dia 16 de março, todas as competições nacionais em andamento — o que inclui Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17, Copa do Brasil Sub-20 e Copa do Nordeste. A decisão sobre os campeonatos estaduais ficou a cargo das federações. Depois de realizar partidas sem a presença de torcedores, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) decidiu suspender o Gauchão.
América do Sul
Na América do Sul, a Conmebol anunciou a suspensão de todos os jogos da Libertadores e da Copa Sul-Americana até o dia 5 de maio. A decisão foi tomada em virtude da expansão do coronavírus na América Latina.
A entidade também adiou o começo das Eliminatórias da Copa do Mundo, além de passar a Copa América 2020 para o ano que vem. A Argentina foi o último país da América do Sul a suspender as competições. Assim, nenhum campeonato de primeira divisão está sendo disputado no continente.
Europa
A Uefa confirmou nessa segunda-feira (23) o adiamento das fases finais da Liga dos Campões, tanto masculina quanto feminina, bem como a decisão da Liga Europa, em função da pandemia.
A decisão da Liga dos Campeões ocorreria no dia 30 de maio, em Istambul, na Turquia. No momento, a competição ainda se encontra em meio às oitavas de final. A decisão feminina estava prevista para 24 de maio, em Viena, na Áustria. Por fim, a final da Liga Europa seria realizada no dia 27 de maio, em Gdansk, na Polônia. O torneio também está nas oitavas.
Nenhum dos principais campeonatos da Europa segue sendo disputado. A Turquia e Ucrânia foram os últimos países a suspender seus jogos de primeira divisão.
América do Norte e Central
A principal liga de futebol dos Estados Unidos, a Major League Soccer, anunciou a suspensão do campeonato por ao menos um mês. A Liga dos Campeões da Concacaf também foi adiada por tempo indeterminado. O Campeonato Mexicano também está paralisado.
Em El Salvador, a federação nacional decidiu nessa segunda-feira (23) dar por encerrado o campeonato após 11 rodadas. O Once Municipal, que estava com 20 pontos ganhos, somente um à frente do vice-líder El Vencedor, foi declarado campeão.
Ásia
A Fifa e a Confederação Asiática de Futebol (AFC) anunciaram o adiamento de quatro rodadas das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo do Catar. Os confrontos estavam marcados para os meses de março e junho.
Oceania
A pandemia de coronavírus fez a federação neozelandesa de futebol decretar o fim do campeonato nacional nesta quinta-feira (19). Consequentemente, declarou o Auckland City como o campeão da temporada 2019/2020.
Esportes americanos
A direção da NBA optou por suspender todas as atividades da liga após o diagnóstico positivo do pivô Rudy Gobert para o coronavírus. A Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou a suspensão de todo o calendário de competições organizado pela entidade, o que inclui a Champions League América. Outras ligas da América do Norte também foram afetadas — a NHL paralisou suas atividades, e a MLB adiou o início da temporada.
Automobilismo
A Fórmula-1 anunciou nessa segunda-feira (23) o adiamento do GP do Azerbaijão. Com isso, oito etapas do calendário tiveram suas datas alteradas. O tradicional GP de Mônaco foi cancelado e não será realizado pela primeira vez desde 1954. A Fórmula Indy também adiou etapas.
Lutas
A Federação Internacional de Judô e a Confederação Brasileira de Judô suspenderam suas competições até 30 de abril.
Tênis
ATP e a WTA anunciaram a suspensão da temporada do tênis até junho. A organização de Roland Garros havia anunciado adiamento para setembro.
Vela
A Federação Internacional de Vela anunciou na quinta-feira (12) o adiamento do Mundial da classe 470, que ocorreria a partir da dia 13. O Troféu Princesa de Sofia, que seria disputado na Espanha entre 27 de março e 4 abril, foi cancelado.
Outros esportes
Também registraram alterações em disputas por conta do coronavírus: atletismo, badminton, beisebol, biatlo, boxe, ciclismo, escalada, natação, esqui, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, golfe, handebol, hipismo, hóquei, hóquei sobre a grama, karatê, levantamento de peso, luta olímpica, patinação, pentatlo moderno, polo aquático, rugby, skate, taekwondo, tênis de mesa, triatlo, tiro com arco e vôlei. A Índia adiou pelo menos até 15 de abril seu campeonato de críquete.
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença. Para receber boletins por e-mail sobre o assunto, acesse www.gauchazh.com.br/boletimcoronavirus