Em virtude da covid-19, quase todos os campeonatos de futebol pelo mundo ou já ou estão acontecendo de portões fechados, mas em Belarus, um país europeu, que faz fronteira com a Rússia, a bola não só está rolando, como o campeonato começou na última semana com milhares de torcedores no estádio. O país tem, até esse sábado (21), 64 casos ativos de coronavírus e nenhuma morte até então.
Casualmente, um brasileiro foi o destaque da primeira rodada da competição. Gabriel Ramos tem 23 anos e jogou nas categorias de base do Flamengo até 2016. Depois de atuar na Geórgia, o meia foi contratado em janeiro pelo Torpedo Zhodino, onde estreou com vitória e gol. Apesar do triunfo e da bola na rede, o jogador não parece estar muito satisfeito com o que vem acontecendo.
- Então, é muito difícil jogar sabendo de uma notícia dessas, do que esse vírus está causando pelo mundo. Quando eu entrei em campo, eu tentei esquecer um pouco para focar mais no jogo e fazer meu trabalho bem feito. Na minha opinião, o campeonato teria que parar, mas como eles não pararam, eles devem ter o controle da situação, porque eles devem ter esse senso de pensar no próximo. Tenho esperança que pare sim, porque a nossa saúde vem em primeiro lugar - disse o meio-campista.
Além disso, Gabriel afirma que sua rotina mudou pouco em relação a outros momentos. Os jogadores no país do leste europeu têm seguido as recomendações de higienização das mãos e de pouco contato com os colegas de time.
- A minha rotina está normal, os treinamentos não pararam e nem os jogos. Com os meus colegas de trabalho a gente tem evitado dar as mãos, se cumprimentar e sempre estar se comunicando para lavar as mãos e usando álcool gel sempre que sair de casa e quando chegar nos lugares - ressaltou.
Caso o campeonato se mantenha, Gabriel Ramos e o Torpedo Zhodino entrarão em campo novamente no dia 3 de abril, pela segunda rodada da competição nacional de Belarus.
Receba duas vezes por dia um boletim com o resumo das últimas notícias da covid-19. Para receber o conteúdo gratuitamente, basta se cadastrar neste link