Os oito times do Campeonato Amazonense decidiram por não dar prosseguimento a competição mesmo depois que a expansão do coronavírus passar. A definição ocorreu nesta sexta-feira (20), em reunião na sede da FAF — Federação Amazonense de Futebol, em Manaus. É o primeiro campeonato estadual do Brasil cancelado de forma definitiva em 2020. Todos os demais seguem suspensos.
Entretanto, não ficou decidido se o campeonato foi cancelado (como se nunca tivesse acontecido) ou encerrado (considerando todos os jogos disputados). Com isso, uma nova reunião vai acontecer para definir se terá ou não um campeão, se terá ou não times rebaixados e também os classificados para Série D e Copa do Brasil de 2021. Durante a reunião, seis clubes (Nacional, Princesa, Fast, São Raimundo, Iranduba e Manaus) votaram pelo cancelamento do campeonato. Já outros dois, Peñarol e Amazonas, pediram o encerramento da competição.
Briga pelo título
Após o encontro, dois times reivindicaram o título: o Amazonas FC, líder na classificação geral, e o Manaus, campeão do primeiro turno. O Campeonato Amazonense foi encerrado antes da realização da quarta rodada do segundo turno. O lanterna Iranduba e o vice-lanterna Princesa estavam na zona do rebaixamento.