O Brasil foi eliminado pela Austrália na Copa Davis, a Copa do Mundo do Tênis. Neste sábado (7), em Adelaide, a equipe brasileira chegou a vencer o confronto de duplas, com Marcelo Demoliner e Felipe Meligeni, mas na sequência, o time da casa ganhou o duelo com um triunfo de John Millman sobre Thiago Monteiro, fechando a série em 3 a 1.
Na sexta-feira, quando a disputa foi iniciada, os australianos marcaram 2 a 0, com as vitórias de Jordan Thompson sobre Thiago Monteiro (6/4, 6/4) e de John Millman contra Thiago Wild (4/6, 7/6, 6/2).
Com a larga vantagem, a Austrália começou o dia precisando de apenas mais um resultado positivo. Nas duplas, o gaúcho Demoliner e Meligeni surpreenderam John Peers e James Duckworth e venceram de virada, parciais de 5/7, 7/5 e 7/6 (6), depois de 2h54 de partida.
Logo depois, o cearense Thiago Monteiro, 82º do ranking mundial da ATP, foi à quadra do Memorial Drive Tennis Centre para encarar John Millman, 48º. Em um confronto muito equilibrado, com 3h05 de duração, o tenista da casa levou a melhor e venceu por 2 a 1, parciais de 6/7 (6), 7/6 (3) e 7/6 (3) e selou a classificação australiana para a fase decisiva, que será disputa em Madri, na Espanha, em novembro.
— Nós perdemos o jogo, mas voltamos para casa orgulhosos pelo que aconteceu aqui. Todos os tenistas que jogaram deixaram 100% dentro de quadra, jogaram com o coração. Vimos a estreia de dois jovens, que foram o Thiago Wild e o Felipe Meligeni, e eles foram muito bem, assim como o Thiago Monteiro e o Marcelo Demoliner tiveram atuações em alto nível. Estamos construindo uma equipe promissora para a Copa Davis — afirmou o capitão da equipe brasileira, Jaime Oncins.
Eliminado, o Brasil voltará para o Grupo Mundial I da Copa Davis. O próximo rival será conhecido através de sorteio. As partidas serão disputadas em setembro.