![Montagem sobre fotos de Isadora Neumann, Agência RBS, e Jéssica Maldonado, Grêmio, Divulgação Montagem sobre fotos de Isadora Neumann, Agência RBS, e Jéssica Maldonado, Grêmio, Divulgação](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25499417.jpg?w=700)
A dupla Gre-Nal inicia neste final de semana a sua trajetória na Série A1 do Brasileirão feminino, a elite da modalidade no país. As primeiras a estrearem são as gremistas, que enfrentam o Minas-DF no sábado (8), às 17h, no Passo D’Areia — o ticket custa 1kg de alimento. No domingo (9), as coloradas pegam o São José-SP, às 15h, no Estádio do Vale, com entrada gratuita. Veja como as gaúchas chegam para a competição, que será transmitida pelo MyCujoo.
Inter
Depois de encerrar a temporada 2019 comemorando o Gauchão e o Brasileirão sub-18 — o primeiro campeonato de base organizado pela CBF —, o Inter inicia a Série A1 mesclando as equipes que participaram das conquistas. E o planejamento começou cedo: as 11 escaladas por Maurício Salgado que entraram em campo em Ijuí, na final do Estadual contra o Grêmio, em novembro, tiveram os seus contratos estendidos.
O grupo — formado por mais três atletas remanescentes da temporada de 2019 — recebeu a parceria de oito jovens, embaladas pela conquista sub-18. Com essa base, a diretoria colorada fez contratações pontuais: a atacante Byanca Brasil, de 24 anos, a meia Djenifer Becker, 24, e a goleira Kemelli, 20. A comissão técnica também foi reforçada: ganhou uma nutricionista, um auxiliar de campo, um supervisor, uma médica e um fisioterapeuta.
— Esse ano, entramos mais fortes do que no ano passado, quando terminamos em quinto, mesmo fazendo um time para disputar a Segunda Divisão (devido a uma desistência, o Inter herdou a vaga na elite de última hora). A gente aproveitou muito bem a questão da base, subindo as meninas. Acreditamos que a nossa Série A1 vai ser mais segura — disse Norberto Guimarães, vice de relacionamento social do Inter, a pasta responsável pelo futebol feminino no clube.
ELENCO COLORADO
Goleiras: Yasmim, Mayara e Kemelli. Laterais: Carol Gomes, Leidi e Belinha. Volantes: Thessa, Gabi Luizelli, Ju e Julia. Zagueiras: Bruna Benites, Sorriso, Ari, Tai e Isa Haas. Meias: Nana, Mariana Pires, Malu Schwaizer e Djenifer Becker. Atacantes: Luana Spindler, Shasha, Fabi Simões, Jheniffer, Queila e Byanca Brasil. Técnico: Maurício Salgado.
Grêmio
Voltando à Série A1 após conquistar o acesso em 2019, o Grêmio passou por uma grande reformulação: 14 atletas foram dispensadas. Às 17 que foram mantidas, somaram-se seis reforços. Mesmo com o vice do Gauchão em 2019, o clube fez um balanço positivo e projetou aumento de até 60% no investimento.
Em entrevista coletiva, o presidente Romildo Bolzan prometeu cifras próximas a R$ 3 milhões para o ano — quase três vezes mais do que o gasto de 2019. Parte deste dinheiro está sendo investido na casa das gurias gremistas, o Vieirão, em Gravataí. O refeitório passou por modificações, o alojamento foi reformado, a irrigação do gramado foi modernizada e há outras áreas recebendo melhorias. Com as obras, a estreia gremista foi marcada para o Passo D’Areia. Mesmo que 30 quilômetros distantes de Porto Alegre, a sede do Cerâmica é bem avaliada.
— A gente entende, dentro deste projeto, que ter toda a estrutura em um lugar só é muito benéfico — explicou Álvaro Prange, novo coordenador geral de futebol feminino no clube.
Outra atração da temporada é o início da utilização de uniformes desenhados especialmente para as mulheres. Até 2019, as gurias vestiam as mesmas roupas do time masculino. As peças devem ser estreadas na primeira partida no Vieirão renovado, contra o Santos, em 1 de março.
A comissão técnica, chefiada pela treinadora Patrícia Gusmão, foi mantida. A ideia é que a comandante seja cada vez mais abastecida com talentos mais jovens. Em 2020, o Grêmio planeja montar um time para disputar pela primeira vez o Brasileirão sub-18. A seleção de atletas já está sendo realizada pelo clube.
— Vamos ser criteriosos na escolha das jogadoras. Temos de entrar de uma forma bem competitiva no torneio, pois as meninas devem servir como base para o profissional num futuro mais próximo. Vamos atentar muito para o profissionalismo e o nível de treinamento delas — destacou Prange.
ELENCO TRICOLOR
Goleiras: Lorena e Raíssa. Laterais: Gisseli, Ji, Rebeca, Sinara e Isabela. Zagueiras: Ana, Andressa, Beta. Bruna Flôr e Yasmin. Volantes: Tchula, Byah, Kika e Pri Back. Meias: Jé Alves, Jane Tavares e Mariza. Atacantes: Juliana, Karina, Karol Lins, Marta, Eudimilla e Carlinha. Técnica: Patrícia Gusmão.
Regulamento
A Série A1 começa em pontos corridos. Os 16 clubes se enfrentam entre si em turno único. Os oito melhores se classificam para as quartas de final, que será decidida em partidas de ida e volta. Os ganhadores se encontram na semifinal e, depois, na final. Os quatro piores da primeira fase serão rebaixados à Série A2 em 2021.
1ª rodada
Sábado (7)
15h — Kindermann x Vitória
17h — Grêmio x Minas Icesp
17h — Ferroviária x Audax
17h — Santos x Flamengo
Domingo (8)
14h — Palmeiras x Corinthians
15h — Inter x São José-SP
15h — Ponte Preta x Iranduba
Segunda-feira (9)
19h — Cruzeiro x São Paulo