A primeira participação da Atalanta na Liga dos Campeões já ficará marcada para sempre na memória dos seus torcedores. Nesta quarta-feira (19), o clube italiano goleou o Valencia por 4 a 1 no San Siro, em Milão, e se aproximou da classificação às quartas de final do torneio. No jogo de volta, em 10 de março, na Espanha, a equipe de Bérgamo avança em caso de vitória, empate ou até derrota por 2 a 0 — ou por três gols de diferença, desde que marque duas vezes. Novo 4 a 1, desta vez para os espanhóis, leva a disputa para os pênaltis no Estádio Mestalla.
A Atalanta pode ser considerada a principal surpresa desta edição da Liga dos Campeões. O clube é o que fez menor investimento em contratações nas últimas três temporadas entre todos os 16 times que ainda estão vivos no torneio. No total, a equipe investiu 161 milhões de euros, 597 milhões a menos do que o Barcelona. A estratégia é simples: contratar jogadores jovens que possam se desenvolver dentro da Atalanta e resultar em lucro para os cofres em uma possível transferência no futuro.
O resultado veio já na temporada passada. A Atalanta conseguiu o terceiro lugar no Italiano, sua melhor colocação na história do torneio, que lhe rendeu a inédita classificação para a Liga dos Campeões. A equipe ainda conseguiu a façanha de eliminar a Juventus, de Cristiano Ronaldo, na Copa da Itália — chegou até a final, onde perdeu para a Lazio.
Um dos exemplos da estratégia do clube de contratar jogadores jovens é o meia holandês Robin Gosens, de 25 anos. Ele foi comprado pela Atalanta em 2017 com 22 anos por 900 mil euros. Hoje, é um dos destaques do time comandado por Gian Piero Gasperini e seu valor de mercado é estimado em 20 milhões de euros — uma valorização de mais de 2200%.
Após o lateral Hateboer, de 26 anos, abrir o placar, aos 14 minutos do primeiro tempo, Gosen mostrou por que é tão valorizado. Aos 41, o holandês serviu o atacante bósnio Ilicic, que acertou o ângulo para ampliar.
Aos 11 do segundo tempo, outro golaço. O volante suíço Freuler, de 27 anos, roubou a bola de Kondogbia e chutou sem chances para Doménech: 3 a 0. O quarto veio logo em seguida, aos 16, novamente com Hateboer. Aos 21, o Valencia descontou com Cheryshev, meia que entrou aos 19 e foi um dos destaques da Rússia na Copa do Mundo de 2018.
Criado em 1907, a Atalanta também se reformula fora de campo. O seu Estádio, o Gewiss, está passando por uma modernização. Por isso, mandou o seu jogo contra o Valencia no San Siro, que fica a 60 quilômetros de Bérgamo. Ações que deixam o torcedor, que não esquecerá a noite desta quarta, esperançoso na conquista de um título de expressão, o que não ocorre desde a Copa da Itália de 1962/1963.
Investimento dos clubes das oitavas nos últimos três anos:
- Barcelona (ESP): 758,6 milhões de euros
- Juventus (ITA): 647,6 milhões de euros
- PSG (FRA): 595 milhões de euros
- Manchester City (ING): 562,91 milhões de euros
- Real Madrid (ESP): 540,75 milhões de euros
- Chelsea (ING): 514,3 milhões de euros
- Atlético de Madrid (ESP): 506 milhões de euros
- Liverpool (ING): 366,48 milhões de euros
- Borussia Dortmund (ALE): 348,84 milhões de euros
- Napoli (ITA): 331 milhões de euros
- Bayern de Munique (ALE): 270 milhões de euros
- Tottenham (ING): 269,7 milhões de euros
- Valencia (ESP): 259,2 milhões de euros
- Lyon (FRA): 229,5 milhões de euros
- RB Leipzig (ALE): 206,63 milhões de euros
- Atalanta (ITA): 161,81 milhões de euros