A judoca Ketleyn Quadros conquistou neste sábado (15) a medalha de ouro no Aberto de Bratislava, na Eslováquia. No final da categoria meio-médio (63kg), a atleta de 32 anos derrotou a japonesa Momo Tatsukawa com um ippon.
— Eu gostei muito da competição. Foram quatro lutas, todas com vitória por ippon. Fiz uma final dura com a japonesa, mas a estratégia foi boa e insistir nela resultou na vitória — disse.
Em 2008, Ketleyn se tornou a primeira mulher a conquistar uma medalha olímpica para o Brasil em esportes individuais. A atleta faturou o bronze em Pequim.
— Eu me sinto feliz por estar evoluindo e crescendo a cada competição. Ter sido campeã em Bratislava foi importante. Agora, o foco é no próximo final de semana, no Grand Slam de Düsseldorf, na Alemanha — concluiu.
Na categoria até 70kg, Maria Portela, também atleta da Sogipa, ganhou o bronze na disputa com a também brasielira Ellen Santana. No total, o Brasil esteve no pódio cinco oportunidades. Além das medalhas das judocas sogipanas, Ketelyn Nascimento, nos 57kg, e Maria Suelen Altheman, na categoria +78kg, conquistaram o ouro. Gabriela Chibana, nos 48kg, foi bronze, e ampliou sua vantagem sobre Nathália Brígida, da Sogipa, na disputa pela vaga em Tóquio.
Já no torneio masculino de Oberwart, na Áustria, nenhum dos cinco atletas brasileiros que entraram no tatame neste sábado foram ao pódio.