A movimentação da dupla Gre-Nal ainda é tímida na busca por reforços para 2020. O baixo número de contratações, no entanto, não é exclusividade dos dois grandes da Capital. Os principais clubes brasileiros, de uma forma geral, ainda não fizeram anúncios expressivos. Porém, essa realidade deve mudar a partir de janeiro. Grêmio e Inter, por exemplo, buscam, cada um, pelo menos cinco jogadores para a próxima temporada.
Após uma pesquisa no mercado nacional e internacional, GZH apresenta uma lista de 100 nomes para reforçarem as equipes de Renato Portaluppi e Eduardo Coudet.
O maior obstáculo para os anúncios é financeiro. Com dificuldades econômicas, o Inter não tem dinheiro em caixa para fazer grandes contratações e planeja utilizar a criatividade para reforçar o elenco. Mesmo o Grêmio, que vem fechando os últimos anos com superávit nas contas, não pretende fazer loucuras e planeja até reduzir a folha de pagamento.
As duas direções esperam que os demais clubes e os empresários de atletas baixem as pedidas a partir da virada do ano, se adaptando à realidade do mercado.O certo é que, nas reapresentações do Tricolor e do Colorado, os grupos ainda não estarão completos. Os torcedores das duas equipes certamente verão reforços desembarcarem no aeroporto Salgado Filho já com a temporada em andamento.
CONFIRA OS LATERAIS-ESQUERDOS QUE PODEM REFORÇAR A DUPLA GRE-NAL
Matías Viña (Nacional)
Com 22 anos, é polivalente. Tem como origem a lateral esquerda, mas pode jogar mais adiantado ou ainda como zagueiro.
Ayrton Cougo (Libertad)
Estava na lista dos 100 nomes de GZH em 2017 e 2018. Tem 23 anos e 1m86cm. É filho de pai brasileiro e mãe uruguaia.
Renê (Flamengo)
Após bom rendimento no Sport, foi contratado em 2017 pelo Flamengo com status de titular. Perdeu espaço após a chegada de Filipe Luís.
Ayrton Lucas (Spartak Moscou-RUS)
Destacou-se pelo Fluminense na temporada 2018, quando foi negociado com o futebol russo por 7 milhões de euros. É titular do Spartak.
Gabriel Silva (Saint Etienne-FRA)
Formado no Palmeiras, é versátil e experiente. Rondou em muitos clubes da Europa.
Guilherme Arana (Atalanta-ITA)
Já especulado em alguns clubes brasileiros, Arana está emprestado pelo Sevilla para a Atalanta, mas o jogador já manifestou sua insatisfação por ter jogado pouco na Itália. Tem empréstimo com o time de Bérgamo até o meio de 2020.
Danilo Barcelos (Bahia)
Foi campeão regional no Sport, no América-MG e no Atlético-MG, clube que detém seus direitos. Atuou em 2019 no Vasco.
Frank Fabra (Boca Juniors-ARG)
O colombiano Fabra é um lateral de muita qualidade técnica. Em razão disso, pode ser até utilizado no meio-campo.
Gentiletti (Newell's-ARG)
Experiência não falta para o zagueiro Santiago Gentiletti, de 34 anos. Titular do San Lorenzo campeão da Libertadores de 2014, tendo Kannemann como seu reserva, ele atuou por quatro anos na Itália, onde defendeu Lazio e Genoa antes de voltar à Argentina para jogar no Newell's Old Boys.
Caio Henrique (Fluminense)
Pertence ao Atlético de Madrid-ESP e atuou no Fluminense em 2019 por empréstimo. Tem seu nome ligado ao Grêmio nesta janela de transferências.
Leonel Vangioni (Monterrey-MEX)
Vangioni, de 32 anos, é um lateral de muito vigor físico e que se destaca pela qualidade ofensiva. Experiente, ele tem como ponto fraco a parte defensiva. Pode atuar também no meio-campo.
Caju (Braga-POR)
Com 24 anos, o lateral revelado no Santos tem jogado muito pouco no futebol português. Seu contrato com o Braga vai até 2023.
Jorge (Santos)
Revelado pelo Flamengo, foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Brasileirão 2016. Vinculado ao Monaco-FRA, atuou em 2019 pelo Santos, por empréstimo.
Marcelo Saracchi (RB Leipzig)
Revelado pelo Danúbio, Saracchi jogou uma temporada no River e foi para a Alemanha. Não tem atuado muito no futebol europeu. Além de jogar como lateral, é um atleta polivalente. Seu contrato vai até 2023.
Brayan Vera (Lecce-ITA)
Colombiano de 20 anos, é um dos mais inexperientes desta lista. Saiu do Leones, da Colômbia, direto para o Lecce, mas pouco jogou no futebol italiano. Tem contrato até o meio de 2023.
Emanuel Más (Boca Juniors-ARG)
Lateral-esquerdo, foi destaque no San Lorenzo campeão da América. Está com 30 anos e não repetiu no Boca as mesmas atuações. Esteve na mira do Tricolor no ano passado.
Santiago Arzamendia (Cerro Porteño)
Formado no clube paraguaio, o lateral de 21 anos também pode atuar como primeiro homem do meio-campo.