A movimentação da dupla Gre-Nal ainda é tímida na busca por reforços para 2020. O baixo número de contratações, no entanto, não é exclusividade dos dois grandes da Capital. Os principais clubes brasileiros, de uma forma geral, ainda não fizeram anúncios expressivos. Porém, essa realidade deve mudar a partir de janeiro. Grêmio e Inter, por exemplo, buscam, cada um, pelo menos cinco jogadores para a próxima temporada.
Após uma pesquisa no mercado nacional e internacional, GZH apresenta uma lista de 100 nomes para reforçarem as equipes de Renato Portaluppi e Eduardo Coudet.
O maior obstáculo para os anúncios é financeiro. Com dificuldades econômicas, o Inter não tem dinheiro em caixa para fazer grandes contratações e planeja utilizar a criatividade para reforçar o elenco. Mesmo o Grêmio, que vem fechando os últimos anos com superávit nas contas, não pretende fazer loucuras e planeja até reduzir a folha de pagamento.
As duas direções esperam que os demais clubes e os empresários de atletas baixem as pedidas a partir da virada do ano, se adaptando à realidade do mercado. O certo é que, nas reapresentações do Tricolor e do Colorado, os grupos ainda não estarão completos. Os torcedores das duas equipes certamente verão reforços desembarcarem no aeroporto Salgado Filho já com a temporada em andamento.
CONFIRA OS LATERAIS-DIREITOS QUE PODERIAM REFORÇAR A DUPLA GRE-NAL
Ezequiel (Bahia)
Foi bicampeão da Copa do Brasil em 2017 e em 2018 pelo Cruzeiro. Pelo Bahia, foi reserva de João Pedro em 2019.
Orejuela (Cruzeiro)
Fez um bom 2019 no time mineiro. Apesar disso, a Raposa foi rebaixada. É vinculado ao Ajax-HOL.
Michel (Corinthians)
Com dificuldade para se firmar no Corinthians em razão da concorrência com Fagner, Michel é uma boa opção para composição de grupo. Sem tanto apoio ofensivo, ele é eficaz na parte defensiva.
Oscar Opazo (Colo Colo-CHI)
O lateral Opazo é um dos principais nomes do Colo Colo. O jogador, que chegou a ser especulado no Racing, de Eduardo Coudet, no meio do ano, tem a experiência de ter disputado a última Copa América pelo Chile.
Julio Buffarini (Boca Juniors-ARG)
Campeão da América pelo San Lorenzo em 2014, Buffarini é um jogador de muita intensidade para atacar e marcar pelo lado do campo. Se falta técnica, sobra físico para o lateral-direito titular do Boca Juniors na maior parte de 2019.
Auro (Toronto FC-CAN)
Revelado pelo São Paulo, o lateral tem 23 anos e atuou bastante na última temporada da MLS.
Mathías Suárez (Montpellier-FRA)
Contratado em janeiro pelo Montpellier, o lateral-direito Mathías Suárez, 23 anos, praticamente não atuou (61 minutos em apenas 1 partida) e passou muitos jogos sem ser relacionado. Foi convocado recentemente para a seleção. Tem contrato até 2023.
Daniel Muñoz (Atlético Nacional-COL)
Jovem colombiano de 23 anos, o lateral-direito chegou ao Atlético Nacional em virtude de boas atuações com a camisa do Rionegro Águilas, também da Colômbia. Dentro de campo se destaca por ter um bom apoio ofensivo e um bom desempenho defensivo. É uma alternativa para uma posição carente na Dupla.
Giovanni González (Peñarol-URU)
Revelado no River Plate do Uruguai, o lateral-direito tem como principais características a velocidade e boa capacidade em fazer cruzamentos. Já é um jogador com mais bagagem internacional, com atuações na Libertadores, e disputou a Copa América com a seleção uruguaia.
Daniel Bocanegra (Atlético Nacional-COL)
Titular do Atlético Nacional-COL, pode ser lateral-direito ou zagueiro. Tem 32 anos, é bom batedor de faltas e eficiente na marcação.
João Pedro (Porto)
Com 23 anos, o lateral pertence ao Porto, mas esteve emprestado ao Bahia em 2019. É um jogador com boas virtudes.