Pelos pés de um brasileiro, acabou o sonho rubro-negro. Com gol de Roberto Firmino, na prorrogação, o Flamengo foi derrotado por 1 a 0 pelo Liverpool, neste sábado (21), em Doha, no Catar. Depois do empate em 0 a 0 no tempo normal, o lance que frustrou os cariocas veio aos oito minutos da primeira etapa do tempo extra. Além de dar o troco pela derrota sofrida em 1981, no Japão, o clube inglês conquistou seu primeiro Mundial de Clubes após três derrotas (também havia perdido em 1984, para o Independiente-ARG, e 2005, para o São Paulo).
– Tenho grande orgulho de ser treinador do Flamengo. Jogamos com a equipe que é considerada a melhor do mundo, mas no jogo foram duas melhores do mundo – afirmou Jorge Jesus.
Nos primeiros 90 minutos, porém, o Flamengo mostrou força e ousadia, tendo até mais posse de bola. Com dribles e arrancadas de Bruno Henrique, criaram dificuldades aos europeus, mas sem dar chute ao gol de Alisson. O Liverpool, por sua vez, quando chegava, era sempre mais perigoso. Na melhor das oportunidades, logo nos minutos inicias, Firmino foi lançado às costas da zaga e, cara a cara com o goleiro Diego Alves, finalizou por cima do travessão.
Na etapa complementar, a balança pesou em favor do time europeu. O gol poderia ter saído, inclusive, quando Firmino aplicou belo drible em Rodrigo Caio e, praticamente dentro da pequena área, acertou a trave flamenguista. Já nos acréscimos, o estádio ficou em silêncio para acompanhar a marcação de um pênalti de Rafinha sobre Mané. Porém, com o auxílio do VAR, o árbitro voltou atrás e anulou o lance.
Enfim, na prorrogação, a pressão inglesa deu resultado. Aos oito minutos, o Liverpool foi letal em sua especialidade: o contra-ataque. Após lançamento de Henderson, que terminou com Mané servindo Firmino na área, o brasileiro ainda driblou o goleiro antes de bater na saída do zagueiro Rodrigo Caio para estufar a rede carioca.
Atrás do placar, o Flamengo não conseguiu reagir. Nos minutos que se seguiram, o Liverpool só não ampliou graças à atuação de Diego Alves. É verdade que teve a chance de empatar, com Lincoln, livre na área, pegando muito embaixo da bola. Restou a ideia de que o time caiu de pé diante das estrelas de Jürgen Klopp. A taça do Mundial, contundo, irá repousar na Inglaterra.