Os velejadores gaúchos Guilherme Perez e Giovanne Pistorello, do Clube dos Jangadeiros, disputarão o Campeonato Mundial Júnior de Vela, da classe Snipe, que será realizado de 2 a 5 de outubro na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela, em São Paulo.
A competição reunirá velejadores de cinco países. Além dos 11 barcos brasileiros, Argentina, Uruguai, Portugal e Japão também terão representantes na raia de Ilhabela.
— Será um campeonato de altíssimo nível e bom para treinarmos táticas de regatas, além de competir com ótimos atletas que estão a mais tempo disputando na classe —afirma Guilherme Perez.
Depois da disputa do Mundial Junior, será disputada a competição da categoria sênior, entre os dias 8 e 12 de outubro. Entre eles, a dupla medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima formada por Juliana Duque e Rafael Martins.
Na última edição do Mundial, disputada em 2017, em La Coruña, na Espanha, a dupla porto-riquenha Raul Rios e Mac Agnese foi a campeã. Dois barcos espanhóis completaram o pódio: Gustavo del Castillo Palo/Rafael del Castillo Palo, em segundo, e Rayco Tabares Alvarez/Gonzalo Morales Quintana, em terceiro. Na categoria júnior, o título ficou com o gaúchos Tiago Brito e Antônio Rosa, também do Clube dos Jangadeiros.
Esta será a quinta vez que o Brasil irá sediar o Mundial de Snipe. A primeira foi em 1959, em Porto Alegre, quando o dinamarquês Paul Elvstrøm, tetracampeão olímpico, levou o ouro. Em 1971, no Rio de Janeiro, os norte-americanos Earl Elms e Craig Martin sagraram-se campeões. Em 1993, mais uma vez em Porto Alegre, o título foi conquistado pelos argentinos Santiago Lange, ouro olímpico nos Jogos Rio 2016, e Mariano Parada. Na última disputa em águas brasileiras, em 2013, no Rio de Janeiro, Bruno Bethlem e Dante Bianchi comemoraram o título em casa.
Apontada como uma das classes mais técnicas da vela, a snipe faz parte do programa pan-americano, mas não é disputada nos Jogos Olímpicos. Porém, a categoria é uma porta de entrada para alguns dos principais velejadores do mundo, como Torben e Lars Grael.
Confira detalhes sobre os barcos da classe snipe:
Nº de tripulantes: 2
Material do casco: madeira ou fibra de vidro
Comprimento do casco: 4,7 m
Quantidade de vela: 2 (mestra e buja)
Peso do barco: 173 kg
Ano do primeiro projeto: 1931
Designer: William Crosby