O capitão do Barcelona, Lionel Messi, confessou nesta quarta-feira (9) que passou por sua cabeça a possibilidade de deixar a equipe da Espanha devido a seus problemas com o fisco do país. Tudo começou no ano de 2013, quando a receita espanhola iniciou investigações sobre as movimentações financeiras do argentino. Passado esse momento, Messi ressaltou que a sua ideia é encerrar a carreira no clube.
— Houve momentos... Em que a gente acaba ficando esgotado, por circunstâncias, por casos. Tive vários momentos assim, principalmente nos anos de 2013 e 2014 em diante. Quando comecei a ter problemas com a receita — disse Messi, em uma entrevista para a rádio catalã Rac1.
Messi foi condenado em julho de 2016 a 21 meses de prisão por ter fraudado o fisco espanhol em 4,16 milhões de euros da renda por direitos de imagem entre 2007 e 2009 por meio de uma estrutura societária. A pena que foi convertida em uma multa de 252 mil euros.
— Fui o primeiro (jogador com problemas desse tipo fisco), e por isso tudo foi tão duro. Depois que foram cruéis comigo, mostraram que iam partir para cima de todos os esportistas. Foi duro por tudo o que aconteceu nesse momento. Nessa época, eu tinha na cabeça a ideia de ir embora, não por querer deixar o Barça, mas para sair da Espanha. Eu me sentia muito maltratado, e senti que não queria ficar mais aqui — acrescentou o astro argentino.
Sobre o futuro, Messi lembrou os motivos que fizeram ele deixar para trás a possibilidade de uma mudança. Inclusive, o sonho de jogar no Newell's Old Boys e viver uma experiência de no futebol argentino foi esquecido.
— Hoje cada vez está mais claro que minha ideia e da minha família é encerrar aqui, primeiro por como estou no clube, segundo pela família, pelo que estamos vivendo de bom nesta cidade — sentenciou.