Os surfistas Italo Ferreira e Jordy Smith se enfrentaram na final em Portugal para definir o campeão da etapa e estabelecer quem assumiria a ponta do ranking da WSL, que era de Gabriel Medina até a manhã deste sábado (26). E quem levou a melhor foi o brasileiro.
Italo demorou até pegar sua primeira onda. Contudo, em sua primeira tentativa, realizou um aéreo espetacular que lhe garantiu uma nota 10.
O sul-africano tentou, mas não conseguiu reverter a grande vantagem que Italo obteve. No fim, Italo somou 18.43, enquanto Smith totalizou apenas 8,10, e garantiu o título da etapa portuguesa.
Agora, Italo Ferreira tentará manter a liderança do ranking na última etapa do WSL, que será em Pipeline, no Havaí, a partir de 8 de dezembro. Como as duas piores etapas são descartadas, Medina e Ferreira terão vantagem ainda maior sobre Smith na briga pelo título caso eles avancem até as oitavas de final. Filipe Toledo e o americano Kolohe Andino também seguem na disputa do título mundial em águas havaianas. A janela de disputa no Havaí começa no dia 8 de dezembro e vai até o dia 20 do mesmo mês.
O TOP 5 MASCULINO DA WSL:
1. Italo Ferreira - 51,070 pontos
2. Gabriel Medina - 50,005 pontos
3. Jordy Smith - 49,985 pontos
4. Filipe Toledo - 49,145 pontos
5. Kolohe Andino - 44,665 pontos