No último final domingo (22), o DC United garantiu uma das vagas nos playoffs da Major League Soccer (MLS), ao vencer o Seattle Sounders pelo placar de 2 a 0. Com a vitória, a equipe do brasileiro Marquinhos Pedroso, ex-Grêmio, chegou a quarta colocação da conferência leste, com 48 pontos, restando apenas duas rodadas para o fim da primeira fase.
— Depois de alguns jogos sem vitórias, conseguimos retomar o bom futebol e nas últimas quatro rodadas fizemos dez pontos que foram cruciais para encaminhar nossa classificação. Agora é fazer o maior número possível de pontos nesses dois últimos jogos para ver quem será nosso adversário na próxima fase — afirma o jogador de 25 anos.
No dia seguinte, Marquinhos Pedroso, Wayne Rooney, entre outros jogadores do elenco do DC United foram prestigiar o Washington Redskins, time da cidade que disputa a NFL, liga profissional de futebol americano, contra o Chicago Bears - derrota por 31 a 15.
Segundo o ex-lateral-esquerdo do Grêmio, este tipo de integração entre times de uma mesma cidade é habitual nas ligas norte-americanas.
— Esse tipo de apoio é muito comum por aqui. No nosso jogo, o Washington Capitals, que é o time de hockey da cidade, foi nos prestigiar. O nível de profissionalismo e organização desses eventos é algo surreal. Acompanhar um jogo da NFL é sempre uma experiência incrível. Agora temos de nos programar para retribuir a visita do pessoal do hockey —disse Pedroso.
No Grêmio, Marquinhos Pedroso atuou em apenas três jogos, sendo dois amistosos. Sua única partida oficial foi contra o Palmeiras, pelo Brasileirão de 2014, em Caxias do Sul.
O próximo desafio do DC United será no domingo (29), contra o New York Red Bulls, fora de casa. No dia 6 de outubro, em Washington, contra o Cincinnati, o time da capital norte-americana encerrará a sua participação na primeira fase da competição.