Herói da Batalha dos Aflitos pelo Grêmio, personagem do rebaixamento do Inter e garoto prodígio de Alex Ferguson no Manchester United, pelo qual conquistou quatro Campeonatos Ingleses, uma Liga dos Campeões, duas Copas da Liga e um Mundial de Clubes. Na semana passada, aos 31 anos, Anderson colocou ponto final nesta trajetória. Com problemas físicos, decidiu se aposentar no Adana Demirspor, da segundona turca.
Um fim melancólico, pode-se dizer, para um jogador que foi o Golden Boy da Europa, em 2008, e surgiu com potencial para ser titular da Seleção — o que até foi, no começo das Eliminatórias para a Copa de 2010. Para entender o que se passou com Anderson na Turquia para fazê-lo se aposentar tão cedo, a coluna conversou com o repórter Salim Manav, da Radyospor, de Istambul. Confira.
O que aconteceu com Anderson para deixar o futebol na Turquia?
O Adana Demirspor informou que, devido ao número de estrangeiros, o nome de Anderson não foi incluído na lista remetida à Federação Turca. Ou seja, ele acabou preso na cota de estrangeiros.
A informação que chegou ao Brasil é de que ele seguirá em atividade no clube, mas em outras funções.
Sim, Anderson continuará trabalhando no Adana Demirspor. Atuará como uma espécie de observador, de scout do clube no Exterior, indicando jogadores estrangeiros que podem ser contratados. Ou seja, o clube o realocou para o seu comitê de monitoramento de futebol.
Esse novo cargo está ligado com a boa relação que ele tem com o dono do Adana Demirspor, Murat Sancak, um milionário da indústria da mídia?
Sim, o presidente Murat Sancak ama Anderson. Tanto o jogador quanto o presidente ficaram emocionados (com essa decisão). Só que a condição física de Anderson, especialmente seu peso, o impedia de jogar um bom futebol (fez apenas 15 jogos, sem nenhum gol ou assistência). Apesar de tudo, foi muito bom para o clube tê-lo adicionado, em termos de prestígio. Anderson contribuiu muito para o Adana.
Os turcos, especialmente os torcedores do Adana, se decepcionaram com o rendimento em campo de um jogador com tanto prestígio?
Os fãs de Adana Demirspor adoraram o Anderson, o Anderson também adorou os torcedores do clube. Em geral, os turcos tiveram boa relação com ele. Mas o desempenho de Anderson não agradou os fãs. Agora, o Adana Demirspor realizará uma partida de despedida. Os antigos companheiros de Anderson (em outros clubes, como United e Porto) estão sendo convidados. Quem sabe Cristiano Ronaldo, seu amigo, não venha para Adana participar?