O sul-coreano Lee Duck-hee, 21 anos, entrou para a história do tênis na segunda-feira (19). Ao derrotar o suíço Henri Laaksonen por 2 sets 0, parciais de 7/6 (4) e 6/1, em uma hora e 46 minutos de partida, ele se tornou o primeiro jogador com deficiência auditiva a vencer uma partida em um torneio do circuito da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).
—As pessoas zombavam de mim por minha deficiência. Eles me disseram que eu não deveria estar jogando —afirmou o 212º colocado do ranking mundial, após a vitória em jogo válido pela primeira rodada do ATP 250 de Winston-Salem, Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
Com 10 títulos de torneios Future, a série menor dos torneios de tênis, Duck-hee ganhou destaque no site da ATP após o triunfo.
—Foi definitivamente difícil, mas meus amigos e familiares me ajudaram a superar. Eu queria provar a todos que eu podia fazer isso. Minha mensagem para as pessoas com deficiência auditiva é não desanimar. Se você se esforçar, você pode fazer qualquer coisa —disse o jogador, que chegou ao número 130 do ranking em abril do ano passado.
Vários jogadores do circuito renderam homenagens a Lee Duck-hee. O norte-americano Tennys Sandgren, que este ano chegou às quartas de final do Aberto da Austrália, recordou um momento em que esteve com o sul-coreano.
—Eu o venci há alguns anos e ele veio até mim usando o Google Tradutor, depois do jogo, para me perguntar quais eram as suas fraquezas. Para alguém surdo, que não fala bem inglês, isso foi incrível — falou o atual 73º colocado na classificação da ATP.
Bicampeão do torneio de Wimbledon, campeão do Aberto dos Estados Unidos e atual bicampeão olímpico, o britânico Andy Murray também se manifestou sobre o feito de Duck-hee.
—Se eu jogasse com fones de ouvido, seria inacreditavelmente difícil captar a velocidade da bola, o giro que está saindo da raquete. Nós usamos muito os nossos ouvidos para captar as coisas. É obviamente uma enorme desvantagem, por isso, fazer o que ele vem conseguindo com um grande esforço —garantiu o escocês, que também foi finalista do Aberto da Austrália, em cinco oportunidades, e do Aberto da França em 2016.
O próximo desafio de Lee Duck-hee será o polonês Hubert Hurkacz, cabeça de chave número 3, e que atualmente é o 41º colocado do ranking mundial.