Jaime Oncins, capitão da equipe brasileira masculina de tênis, convocou na sexta-feira (9) os cinco atletas que representaram o Brasil na próxima fase da Copa Davis, contra Barbados, em 13 e 14 de setembro, em Criciúma. Para montar a lista, o ex-tenista priorizou uma mescla de experiência com a juventude e chamou Marcelo Melo, Bruno Soares, Thiago Monteiro, João Menezes e Thiago Wild.
O confronto, válido pelo Zonal Americano I, será realizado na Sociedade Recreativa Mampituba. As características da quadra foram uma escolha do capitão brasileiro: saibro, em local no nível do mar e com temperatura amena.
— Nós temos um bom grupo de jogadores, em diferentes níveis de experiência. Temos os atletas com mais experiência, que são os casos do Marcelo e do Bruno, com vários confrontos de Davis. Temos o Thiago Monteiro, que, apesar de ser jovem, já tem bastante experiência no circuito internacional, e também temos o João Menezes, que é um jovem que vem numa ascensão muito grande, coroada com o ouro no Pan. Temos também o Thiago Wild, que é um jovem buscando adquirir experiência no circuito internacional e que terá uma excelente oportunidade para trocar informações com todos esses jogadores — analisa Oncins.
Uma das grandes novidades entre os convocados é o mineiro João Menezes, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos e número 212 da ATP. Essa será a primeira vez de Menezes na equipe principal da Davis, embora ele tenha sido convidado para participar dos treinamentos com o grupo em fevereiro, quando o Brasil enfrentou a Bélgica.
— Desde o começo do ano eu disse que seria um objetivo meu: jogar a Davis. Espero representar o país na Davis do mesmo jeito que representei no Pan, com garra, empenho e dando o máximo de mim. Além disso, será ótimo voltar a trabalhar com o Jaime. Mais uma semana de aprendizado com ele é um tempo muito bem aproveitado. Sem o Jaime, não teria vindo a medalha de ouro no Pan — conta Menezes.